Problemas de um ventilador em modo de oscilação

Escrito por amy rodriguez | Traduzido por marco aurelio zancan
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de um ventilador em modo de oscilação
Muitos ventiladores têm uma característica de oscilação (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ventiladores fornecem alternativas econômicas para o ar-condicionado central. Em um dia quente, ventiladores circulam o ar dentro de uma casa, especialmente se equipados com a opção de oscilação. Um ventilador que oscila move a parte principal do ventilador lado a lado em movimento lento, fazendo com que mais ar circule dentro da área direta. Todavia, as características mecânicas naturais de um oscilador podem fazer com que ele falhe ou pare de funcionar.

Outras pessoas estão lendo

Topos de ventiladores com oscilação

Um ventilador do tipo torre é um ventilador estreito, desenvolvido para lugares pequenos. Um tubo com giros interno na parte central força o ar pra fora das grades do ventilador, criando movimento de ar. Um ventilador com suporte possui a parte principal do ventilador tradicionalmente desenhada. Um suporte fino e vertical se estende da parte superior do ventilador. Esse suporte é conectado à parte principal do ventilador, anexo a duas grades conectadas. Ventiladores de mesa também possuem o mesmo formato de cabeça dos ventiladores com suporte, mas em uma escala menor, para prover conforto na mesa de trabalho.

Falhas mecânicas nos ventiladores

Cada ventilador possui um motor atrás das lâminas. O motor inicia a rotação quando a chave é ativada, fazendo com que as lâminas anexadas também rodem. A função de oscilação também usa um motor conectado à parte de rotação. Água e umidade em geral não devem entrar em nenhum dos motores. Qualquer umidade dentro das partes mecânicas do rolamento dos motores pode corroer as partes internas. Partes corrompidas do rolamento eventualmente prenderão, fazendo com que o ventilador falhe tanto no modo de oscilação quanto no movimento normal das lâminas.

Falha nas ferramentas do ventilador

A maioria dos osciladores utiliza AC (corrente alternada) de uma tomada de parede básica. Todavia, um cabo espremido ou com partes internas danificadas pode ocasionar falhas no ventilador. Verifique se todo o comprimento do cabo está livre de cortes ou de partes espremidas ou, por exemplo, presas embaixo da perna da mesa. Cabos dentro do compartimento do motor também podem causar falhas. Super aquecimento do motor e de motores com rolamentos problemáticos pode causar danos nos cabos internos.

Dica simples de resolução de problemas

Um ventilador de oscilação usa um tipo de botão no alto do compartimento do motor, para ligar ou desligar a opção de oscilação. Normalmente, ao pressioná-lo para baixo a opção de oscilação é ativada. Esse botão faz com que um motor interno mova. Puxar o botão para cima desliga a oscilação, fazendo com que o movimento pare imediatamente. Todavia, se esse botão quebrar, a ativação não ocorrerá. Abra o compartimento do motor e inspecione o botão pelo lado interno. Verifique se nenhuma parte está quebrada na parte interior e se o botão tem contato com a parte interna do mecanismo.

Cuidado

O compartimento do motor possui componentes elétricos, que podem causar eletrocussão, se não forem manuseados corretamente. Confirme que o ventilador está desconectado da energia antes de tentar abrir o compartimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível