Saúde

Problemas de viver sem tireoide

Escrito por andrea helaine | Traduzido por aline cortez

As razões mais comuns para a remoção da tireoide são câncer de tireoide, tireoide aumentada e hipertireoidismo incontrolável. A vida após esse procedimento pode ser normal e saudável. A saúde do paciente após a operação depende de quanto da tireoide foi removido. Se você tomar as medidas adequadas para melhorar sua saúde após a tireoidectomia, é possível evitar os problemas que podem surgir após a cirurgia.

Tireoidectomia parcial

Se uma porção da tireoide é removida, o que resta normalmente assume a função da glândula ausente. A terapia hormonal em geral não é necessária em caso de tiroidectomia parcial. Muitos endocrinologistas escolhem esse tipo de cirurgia com o objetivo de evitar o hipotireoidismo. No entanto, é possível que a atividade da tireoide restante fique desequilibrada. Neste caso, é preciso um tratamento adequado, o que pode incluir uma segunda cirurgia e a subsequente remoção do que resta da tireoide.

Hipotireoidismo

Se toda a tireoide é removida, encontrar o equilíbrio certo dos medicamentos e drogas de terapia hormonal pode levar algum tempo. Como o corpo não pode mais produzir hormônios da tireoide, a pessoa entrará em estado de hipotireoidismo.

Hipoparatireoidismo

O hipoparatiroidismo é uma desordem endócrina muitas vezes desenvolvida após remoção ou dano à tireoide. O problema ocorre quando as glândulas paratireoides localizadas no pescoço não produzem hormônio suficiente. Alguns dos sintomas incluem sensação de formigamento nos lábios, dedos, mãos e pés, câimbras musculares, dores, cabelo seco, unhas quebradiças e ressecamento da pele, problemas de visão e de muitos outros problemas de saúde.

Hipocalcemia

Uma das complicações mais comuns após uma tireoidectomia é a deficiência de cálcio chamada hipocalcemia e ela pode estar relacionada ao hiperparatireoidismo. A paratireoide controla os níveis de cálcio no organismo, mas, se for danificada durante a cirurgia, ela pode deixar de fazer isso, resultando em níveis mais baixos de cálcio. Os sintomas mais comuns incluem dormência e formigamento, alterações da sensibilidade da pele, dores de cabeça, espasmos musculares e intensificação de ansiedade e depressão. Os sintomas normalmente se manifestam alguns dias após a cirurgia.

Terapia de reposição hormonal

Será necessário tomar medicação de reposição de hormônio da tireoide até o fim da vida para manter várias funções do organismo, incluindo o metabolismo. Um endocrinologista solicitará exames de sangue regulares para determinar a dosagem de medicamento que você precisa e esses exames deverão ser repetidos até que os níveis de hormônio estejam estáveis. E mesmo nessa circunstância será preciso seguir com a terapia de reposição hormonal. Quando se chegar a um quadro estável, os exames podem ser realizados uma vez ao ano.

Comprimidos de tiroxina

Se você teve câncer, pode ser necessário tomar comprimidos de tiroxina, pois a substância ajuda a evitar a reincidência da doença. Comprimidos de tiroxina fazem com que o corpo deixe de produzir o TSH, que contribui com o crescimento de alguns tipos de câncer.

Considerações

Viver sem uma tireoide exigirá diligência. A conservação da saúde dependerá da realização de consultas médicas e exames regulares. É preciso manter os níveis de hormônio após ter uma tireoide removida e isso exige o uso diário de medicação e acompanhamento regular. Não há maneira de evitar o hipotireoidismo, portanto a reposição hormonal é tratamento padrão. Uma vez que não existe cura para o problema, é importante repor os hormônios. Exames são fundamentais para manter um corpo saudável e eles ajudarão a evitar o excesso de reposição hormonal.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media