Procedimento para substituir o cabo e a corda de um arco composto

Escrito por melody gould | Traduzido por ana paula soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Procedimento para substituir o cabo e a corda de um arco composto
Recolocar o cabo e a corda em um arco composto pode ser perigoso (Comstock/Comstock/Getty Images)

Você mesmo pode trocar as cordas de seu arco, economizando tempo e dinheiro que seriam tomados para levar a um profissional. Mas não será fácil. A corda de um arco composto está sob severa pressão e, se a troca não for completa propriamente, pode causar sérios danos a você e ao arco composto.

Outras pessoas estão lendo

Corda do arco

Inspecione completamente a corda antes de removê-la. Se há quaisquer pontos fracos ou falhas na corda, é melhor levá-la a um profissional para a troca. Uma corda ruim é mantida no lugar pela tensão aplicada nela. Quando a tensão é removida usando uma prensa de arco, poderá fazer com que a corda arrebente e resulte em machucados severos. Antes de remover a corda original do arco, tire algumas fotos da maneira com que o arco é amarrado. É também uma boa ideia fazer um diagrama se você não tem a documentação original mostrando esta informação. Antes de colocar a nova corda no arco, procure quaisquer falhas ou pontos fracos. Se achar alguma, não amarre ao arco, consiga outra corda. Uma corda com um ponto fraco ou falha pode facilmente arrebentar causando danos severos à pessoa e danos irreparáveis ao arco. Encere completamente a nova corda antes de colocá-la.

Prensa do arco

A prensa do arco é uma peça de equipamento necessária ao trocar a corda de seu arco composto. Devido à tensão extrema dos braços do arco, a prensa te permite remover cuidadosamente e recolocar a corda do arco sem se machucar ou causar danos ao arco, se usada devidamente. Se você está pensando em comprar uma prensa de arco, elas vêm em uma ampla gama de preços, dependendo da marca e suas características. Diversas companhias também fazem uma prensa de arco portátil que pode ser levada facilmente para o campo ou a uma caçada com você.

Amarrando o arco

Deixando a corda antiga no lugar por enquanto, amarre a nova corda no arco bem em cima da antiga seguindo o mesmo caminho. Isto é feito para garantir que o arco está propriamente amarrado e também para não remover toda a tensão do arco. Uma vez que a nova corda está colocada de um modo seguro, remova cuidadosamente a antiga corda sem mover a nova corda para fora do lugar. Assim que completo, cheque todo o seu trabalho para garantir que tudo está em seu devido lugar, inclusive as roldanas. Não remova o arco da prensa antes de terminar a checagem ou você poderá se machucar seriamente se nem tudo estiver propriamente alinhado.

Ajustes

Com a nova corda em seu arco, ele precisa ter a distância de puxada -- se ajustável em seu arco -- e peso ajustados. Para arcos que têm uma distância de puxada ajustável, normalmente você tem que afrouxar os parafusos nos tambores, ajustá-los e, em seguida, apertar os parafusos de volta. Para ajustar o peso de puxada, afrouxe ou aperte os parafusos dos membros, dependendo se o peso precisa ser maior ou menor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível