Procedimento para testar pedras preciosas

Escrito por troy pankey | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Procedimento para testar pedras preciosas
O equipamento para gemologia diferencia os diamantes genuínos, a moissanita sintética e o zircão (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

Embora não existam procedimentos regulares para testar pedras preciosas, alguns instrumentos de identificação e classificação de joias estão disponíveis tanto para pessoas sem experiência quanto para gemólogos. Instrumentos tais como lupas, dicroscópios e espectrômetros são indispensáveis para qualquer um que queira examinar e avaliar pedras preciosas.

Outras pessoas estão lendo

Dicroscópio

Embora um dicroscópio possa ajudar o usuário a dizer se uma gema é genuína ou não, ele é utilizado principalmente como um indicador muito bom de como deve ser a cor final de uma joia limpa, sem lapidação e bruta. Gradações de cor podem fazer uma grande diferença no valor de uma pedra preciosa. Não menos importante, o dicroscópio também é utilizado para identificar gemas brutas, ajudando o usuário a perceber as diferentes cores de pedras com coloração dicroica ou tricroica.

Procedimento para testar pedras preciosas
Os dicroscópios ajudam os gemologistas a se orientar por meio dos eixos e da cor das gemas brutas (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Lupa

Se alguma vez você já viu alguém examinar uma pedra preciosa com uma pequena lente de aumento portátil, é bem provável que estivesse vendo uma sofisticada lente de aumento chamada lupa. A lupa é a peça de equipamento mais prática para qualquer um que trabalhe sério com joias. Elas geralmente aumentam a visão a olho nu em 10 vezes, embora o aumento da lente de uma lupa pode chegar até a 400 vezes.

Procedimento para testar pedras preciosas
É muito mais fácil encontrar inclusões explodidas nas gemas com uma lupa (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

Espectrômetro

Cada elemento químico tem a sua linha de cor ou cores equivalente, ou impressão espectral. As pedras preciosas certamente não são uma exceção. Ao olhá-las através de um espectrômetro e equiparar a cor ou as cores que aparecem com quadros e gráficos autoritários de gemas, o usuário pode identificar se uma pedra de cor é uma joia e qual joia é.

Procedimento para testar pedras preciosas
Os espectrômetros identificam as cores das gemas, permitindo ao usuário equiparar as impressões espectrais das pedras (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Refratômetro

Não apenas as cores devem ser examinadas, mas também deve-se avaliar como a luz é refratada para dentro e através de uma pedra de cor a fim de identificar uma joia. O refratômetro é utilizado para examinar o índice de refração das gemas. Uma vez que isso é avaliado e comparado com os valores já estabelecidos para as pedras preciosas, a pureza da gema torna-se evidente.

Procedimento para testar pedras preciosas
A pureza das gemas brutas é testada utilizando-se um refratômetro (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível