Educação e ciência

Procedimentos para cimentação e revestimento

Escrito por gerald elliott | Traduzido por antônio melo
Procedimentos para cimentação e revestimento

Os procedimentos de cimentação e revestimento são utilizados quando poços são perfurados

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A perfuração de poços é uma prática comum na indústria do petróleo. Revestimento e cimentação é parte desse processo de perfuração. O objetivo do revestimento e cimentação é para evitar a contaminação da água, desmoronamentos e para reforçar o poço. Os procedimentos adequados para o revestimento e a cimentação devem ser seguidos para garantir que o furo seja estabilizado.

Outras pessoas estão lendo

Projeto

O primeiro passo para a perfuração de poços é o projeto. Os engenheiros calculam o revestimento necessário para atingir a profundidade desejada. O tipo de estratégia de perfuração, bem como o tipo de solo ou formações de terra, que a broca precisa perfurar tem de ser levado em consideração o seu cálculo requerido. A perfuração é feita em etapas para chegar a uma determinada profundidade. Os engenheiros de perfuração trabalham com geólogos para determinar o quanto será perfurado antes do primeiro revestimento no buraco de perfuração. À medida que a profundidade aumenta, o revestimento é colocado no furo fazendo um efeito de degrau de escada.

Perfuração

A perfuradora é colocada sobre a área de perfuração. Como a cabeça da perfuradora atinge a profundidade pré-determinada, um revestimento é inserido e cimentado no lugar. Ela é então reinserida no buraco cimentado e revestido para perfurar mais abaixo. Cada vez em que ela atinge a profundidade pré-determinada, os processos de revestimento e cimentação são repetidos.

Revestimento

O revestimento é um sistema de tubagens montado e inserido num buraco de poço em intervalos diferentes. O primeiro tubo inserido no furo recentemente perfurado é utilizado como um apoio para a operação de perfuração. Um revestimento de superfície é inserido para isolar o fornecimento de água e evitar que a água contamine os fluidos de perfuração. O revestimento de produção é o tubo final inserido no furo. Este revestimento é executado da parte inferior do poço de perfuração ao topo e é o menor revestimento inserido no buraco.

Cimentação

Uma cabeça de cimentação é afixada na parte superior do furo depois de cada intervalo do revestimento que está inserido. Dois plugues são colocados no interior do revestimento para assegurar que o cimento bombeado não se misture com o fluido de perfuração. À medida que o cimento é bombeado para dentro do furo e em torno das duas plugues, a pressão na parte inferior do buraco de perfuração aumenta. Uma vez que a pressão suficiente construiu-se na parte inferior do revestimento, o cimento, uma mistura de pasta fluida de cimento, coloca-se à parte externa do revestimento. O cimento assegura o revestimento no lugar.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media