Educação e ciência

Procedimentos para controle de estoque de alimentos

Escrito por jeffrey brian airman | Traduzido por elia regina previato
Procedimentos para controle de estoque de alimentos

Organização é fundamental para manter um controle rígido sobre o estoque

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Você pode controlar seu estoque de alimentos através da instalação de um sistema de verificações e procedimentos de monitoramento. Siga-o desde o primeiro momento em que a comida chega à sua porta até que finalmente encontre seu saboroso fim. Além disso, envolva outros membros de sua equipe para serem os olhos e as mãos extras que o manterão seguro e organizado. Quando você estiver confortável com o funcionamento interno do seu estoque de alimentos, será capaz de economizar tempo e dinheiro na sua próxima encomenda.

Outras pessoas estão lendo

Recebimento

O caminho da documentação do estoque de alimentos começa com a ordem de recebimento que é assinada quando o alimento é entregue pela primeira vez. Essa parte da papelada é como a certidão de nascimento para tudo no formulário. O pessoal da recepção deve examinar completamente cada um dos pedidos entregues para verificar a exatidão da quantidade e a usabilidade. Não permita a aceitação de itens que não estejam documentados ou a assinatura de formulários de entrega de pedidos que sejam considerados incompletos. O recebimento é a porta de entrada do estoque e deve ser bem controlado para a adequada gestão do fluxo de alimentos.

Armazenamento

Todos os alimentos têm condições ideais de armazenagem que devem ser cumpridas para manter a usabilidade. Pesquise cuidadosamente cada item em seu inventário de alimentos para ter certeza de que está fornecendo temperatura e umidade adequadas para armazenamento de longo prazo. Crie zonas de armazenamento eficiente de produtos relacionados com necessidades semelhantes. Fazendo isso você reduzirá o desperdício devido à expiração antecipada e contaminação. Organize suas áreas de armazenamento de alimentos secos e frios para que todos os itens fiquem visíveis e com os rótulos de fácil leitura. Facilite o armazenamento dos itens pesados armazenando-os nas prateleiras mais baixas, se possível.

Rotação

Mantenha seu estoque de alimentos em constante rotação para reduzir estrago e desperdício. Faça com que seu quado de funcionários fique atento quando os alimentos estiverem em risco de estragar e crie menus especiais para reduzir a quantidade de estoque dos perecíveis. Rotule de maneira clara todos os itens perecíveis, com datas que correspondam à sua criação e expiração estimada. Instrua sua equipe para sempre usar os itens de alimentos armazenados que estejam mais próximas do vencimento. Também peça que todos os que estejam além do vencimento sejam avaliados e descartados se estiverem estragados.

Calendário

Defina um calendário de contagens e exames regulares para manter um registro apurado do seu estoque flutuante de alimentos. Faça inventários constantes de seu estoque para ter uma visão do fluxo regular dos alimentos durante o armazenamento. Isso vai ajudá-lo a entender e prever as necessidades de organização e reduzir a incidência de faltas. Mobilize os funcionários subordinados para que também se sintam envolvidos na manutenção de um registro organizado do estoque. Demonstre à sua equipe a importância dos custos para sua linha de fundo ao agendar contagem de estoque.

Segurança

As principais fontes de discrepâncias no inventário são os roubos por parte dos empregados e dos clientes. Avalie a segurança do seu armazenamento de alimentos e considere melhorar seus sistemas para reduzir a perda. Instale câmeras, juntamente com cartazes anunciando a sua existência a qualquer possível ladrão. Certifique-se de que as zonas de armazenamento dos secos e frios estejam bem trancadas todas as noites para evitar arrombamentos depois do expediente. Limite o número de pessoas com acesso aos seus alimentos mais caros armazenando-os em uma área bloqueada em separado. Peça aos funcionários que mantenham um registro de todo o alimento que foi desperdiçado junto com uma explicação do motivo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media