Mais
×

Procedimentos de gravura a ácido em vidro

Atualizado em 17 abril, 2017

Gravura a ácido é utilizada para decorar muitos tipos diferentes de objetos de vidro, seja para um presente ou para decorar a sua própria casa. Creme ou líquido de gravação deve ser aplicado ao vidro, utilizando um molde, um pincel, papel contact ou estênceis.

Vidro decorado com gravura a ácido (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Preparação

A parte mais importante no processo de gravar uma peça de vidro é escolher o objeto que deseja gravar e um desenho que funcionará bem com este objeto. Kits para gravura a ácido podem ser comprados em lojas de ofício ou pela internet. Também é possível comprar o creme ou o líquido de gravura separadamente. Um pincel ou cotonete será necessário para aplicar o creme ao objeto de vidro. Luvas e óculos de proteção também deverão ser usados, pois o creme e o líquido contêm ácido cáustico, que pode danificar sua pele e seus olhos. Utiliza-se papel contact para cobrir o objeto e uma faca X-acto para remover parte do papel e formar o desenho desejado. Também é possível obter estênceis prontos para uso.

Aplicação

Quando estiver com os materiais necessários, limpe bem o vidro e aplique o estêncil ou o papel contact. Caso não esteja utilizando estênceis, trace o desenho no papel contact e recorte-o com uma faca X-acto. Quando o desenho for cortado, certifique-se de que cada borda esteja firmemente selada ao vidro, para que o creme ou o líquido não passem por baixo do papel contact e estraguem as bordas do desenho. Também é possível utilizar um pincel e aplicar o creme ao objeto à mão livre. Certifique-se de obter pincéis que podem ser usados com creme de gravura com ácido cáustico, para que não se deteriorem enquanto são utilizados.

Acabamento

Deixe o creme descansar no vidro de 2 a 10 minutos, dependendo das instruções para o creme em particular. Quando o tempo suficiente passar, remova o creme do vidro com água. Geralmente as instruções recomendam água fria para isso. Assim que o creme tiver sido lavado, remova o papel contact. Lave bem o objeto por inteiro uma última vez e limpe-o com o seu limpador de vidros favorito, caso necessário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article