Procedimentos para identificar contas a receber não identificadas

Escrito por sheila shanker | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Procedimentos para identificar contas a receber não identificadas
Recebíveis não identificados podem exigir muito tempo e pesquisa (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Muitas empresas não trabalham apenas com dinheiro e por isso fazem lançamentos de contas a receber em seus livros. Esses são valores que os clientes devem para a empresa e são geralmente reconhecidos como receita no demonstrativo de resultados. Este processo pode ser difícil e, frequentemente, o dinheiro recebido não pode ser prontamente lançado na conta de clientes. Os procedimentos nessa área especificam técnicas para agilizar esse trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Procedimento um: Depósito de fundos

Deposite no sistema de contas a receber todos os cheques e dinheiro recebido, mesmo que não possam ser identificados. Também processe prontamente os pagamentos com cartão de crédito. Você pode fazer uma anotação no comprovante de depósito em cheque não identificado para documentar a operação. Cópias de recibos de depósito geralmente são disponibilizadas online, mas este não é o caso dos itens componentes do depósito. Faça cópias dos itens que não podem ser identificados imediatamente e arquive-as por data de recebimento.

Procedimento dois : Pesquisa

Pegue o arquivo com os itens mais antigos e trabalhe neles primeiro. Tente encontrar nomes semelhantes no sistema. O nome do cliente pode ter sido digitado incorretamente. Você pode procurar todas as faturas em aberto que correspondam ao valor do pagamento ou outro detalhe especial. Alguns departamentos de contabilidade têm arquivos sobre os itens não identificados que foram resolvidos, de modo que se você receber outro cheque do mesmo cliente não precisará perder o seu tempo com questões de identificação.

Procedimento três: Contato com o departamento de vendas

Entre em contato com os funcionários do departamento de vendas e obtenha informações sobre os pagamentos que não possuem correspondente no sistema. Uma vez que os valores a receber originaram no departamento de vendas, os vendedores podem ajudá-lo, fornecendo algumas informações úteis. O dinheiro pode ser o pagamento de uma venda ainda não reconhecida e, se esse for o caso, o departamento de vendas precisa lançar o valor a receber no sistema. Se descobrir quais fundos foram recebidos por uma venda não relacionada com o departamento de vendas, notifique o departamento envolvido e o gerente contábil.

Procedimento quatro: Conta específica

Crie uma conta específica de contabilidade geral a ser utilizada para recebimentos não identificados. Esta conta é muitas vezes criada como um passivo com saldo credor. Quando recebe um pagamento não identificado, você debita dinheiro e credita a conta de recebimentos não identificados. Uma vez identificado a qual consumidor se refere o valor, você pode inverter os lançamentos e dar entrada na conta de valores a receber. Alternativamente, você pode usar uma nota de crédito para creditar contas a receber e para zerar o passivo.

Procedimento cinco: Entre em contato com o consumidor

Se um recebimento não pôde ser encontrado dentro do departamento de vendas, o próximo passo é entrar em contato com o cliente e tentar obter detalhes sobre a venda. Às vezes, um pequeno empresário pode comprar algo em seu nome, mas pagar com um cheque da empresa, não tendo contrapartida em nenhuma conta. Se um número de telefone não estiver no cheque, você pode precisar usar a internet para encontrar informações de contato. Certifique-se de ter o cheque ou a cópia do cheque em mãos quando estiver conversando com o cliente para poder dar o máximo de informações possível.

Procedimento seis: Novos recebimentos

Se depois de um tempo razoável você ainda não ter conseguido encontrar o cliente em seu sistema, peça permissão ao controlador para criar uma nova conta a receber no sistema. Depois, adicione uma nota sobre a situação e vincule o cheque a essa nova conta. Dependendo do valor do cheque, não vale a pena gastar mais de uma hora tentando lançar os fundos na conta adequada. Se tiver muitos desses itens, reúna-se com o pessoal do departamento de vendas para determinar o que está por trás desse problema e tente corrigi-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível