Procedimentos de mudança de óleo da Kawasaki KLR 650

Escrito por chris gilliland Google | Traduzido por amanda nunes
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Procedimentos de mudança de óleo da Kawasaki KLR 650
Kawasaki recomenda uma mudança de óleo inicial após os primeiros 5 mil km da motocicleta (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A Kawasaki's KLR 650 foi projetada como uma moto esporte dupla, capaz de atravessar caminhos sujos como também estradas pavimentadas. Manter a moto no seu topo em ambos os terrenos exigem mudanças regulares de óleo e filtro como parte da rotina de manutenção da sua KLR 650. A Kawasaki recomenda uma mudança de óleo inicial depois dos primeiros 5 mil km da sua moto, seguida de subsequentes mudanças de óleo a cada 10 mil km. Contudo, condições climáticas extremas ou corridas fora da estrada podem exigir uma mudança de óleo mais cedo do que o intervalho de quilometragem recomendado. O procedimento é o mesmo para todos os modelos KLR 650.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Toalhas para oficina
  • Pano de drenagem de óleo
  • Soquetes de 8 e 17 mms
  • Chave de soquete
  • Parafuso de drenagem da anilha de compressão (Parte da Kawasaki #92065-097)
  • Chave de torquete
  • Anel de vedação da tampa da bomba de óleo (Parte da Kawasaki #671B2555)
  • Filtro de óleo (Parte da Kawasaki #16099-004)
  • Anel de vedação da tampa do filtro de óleo (Parte da Kawasaki #92055-049)
  • Três quartos de óleo de motor 10W30

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Instruções

  1. 1

    Estacione sua KLR 650 no seu cavalete central em uma área de trabalho plana. Limpe a área ao redor do parafuso de drenagem sobre o cárter do motor com um spray de limpeza. Limpe qualquer sujeira remanescente com uma toalha para oficina.

  2. 2

    Aqueça o motor e o óleo da sua KLR 650. Ligue o motor e a deixe inativa por três minutos. Pare o motor e o deixe esfriar por outros 10 minutos.

  3. 3

    Coloque um pano de drenagem de óleo abaixo do motor. Desparafuse o parafuso de drenagem do fim do cárter do motor, usando uma chave de soquete e um soquete de 17 mm. Levante a moto da sua posição e a segure verticalmente até que o fluxo do óleo se reduza a um filete.

  4. 4

    Abaixe a sua KLR 650 na sua posição lateral. Instale o novo parafuso de drenagem da anilha de compressão, depois limpe a ponta e linhas do parafuso de drenagem com uma toalha de oficina. Parafuse a mão o parafuso de drenagem no cárter do motor. Aperte o parafuso de drenagem para 23 newtons por metro para modelos da KLR 650 de 2008 ou mais antigos, ou 28 newtons por metro para modelos da KLR 650 de 2009 ou mais novos, usando uma chave de torquete e um soquete de 17 mm.

  5. 5

    Desparafuse os parafusos da tampa da bomba de óleo do lado direito do motor, abaixo do topo do cilindro e do cano exaustor, usando um soquete de 8 mm e uma chave de soquete. Puxe a tampa da bomba de óleo para longe do motor. Verifique se há danos no anel de vedação da tampa. Recoloque o anel de vedação se ele estiver desgastado ou rasgado.

  6. 6

    Alcance o alojamento da bomba de óleo e puxe o filtro de óleo velho. Empurre o pistão da válvula do filtro de óleo, depois descarte o filtro de óleo. Limpe o pistão da válvula com uma toalha para oficina. Limpe qualquer óleo remanescente no alojamento da bomba de óleo com uma toalha para oficina.

  7. 7

    Cubra o pistão da válvula e os anéis de vedação em ambos os lados do novo filtro com óleo para motor 10W30 novo. Deslize o pistão da válvula no filtro do filtro do óleo com a extremidade da válvula embutida virada para o motor. Empurre o filtro de óleo no alojamento da bomba de óleo até que o pistão da válvula esteja alojado dentro da bomba de óleo.

  8. 8

    Cubra o anel de vedação da bomba de óleo com óleo para motor 10W30 novo. Segure a tampa da bomba de óleo contra o motor com a flecha gravada na tampa voltada para cima, depois empurre a tampa no lugar sobre o filtro de óleo. Aperte os parafusos da tampa da bomba de óleo até 10 newtons por metro, usando uma chave de torquete e um soquete de 8 mm.

  9. 9

    Desparafuse a tampa do enchimento de óleo da tampa do cárter direito para a esquerda da bomba de óleo. Inspecione o anel de vedação do enchimento de óleo. Substitua o anel de vedação se estiver desgastado ou rasgado. Coloque 2,5 quartos de óleo para motor 10W30 no pescoço do enchimento de óleo, depois parafuse a tampa do enchimento de óleo no lugar.

  10. 10

    Ligue o motor da sua KLR 650 e a deixe inativa. Observe se existem vazamentos ao redor do parafuso de drenagem do óleo e da tampa da bomba de óleo. Se um vazamento aparecer, aperte o parafuso de drenagem ou gire a tampa dos parafusos mais um quarto de volta. Desligue o motor depois de três minutos.

  11. 11

    Abaixe-se a direita da sua KLR 650 e alcance o guidão direito e a estrutura da moto. Tire a moto da sua posição lateral e segure-a verticalmente. Observe o indicador do nível de óleo construído na tampa do cárter esquerdo abaixo da tampa da bomba de óleo, ao se encher com óleo. Idealmente, o nível de óleo deveria estar entre as marcas superiores e inferiores do medidor. Se o nível de óleo esta abaixo da marca inferior, abaixe sua moto na sua posição lateral e adicione uma pequena quantidade de óleo no motor para aumentar o nível do óleo.

Dicas & Advertências

  • Não aperte em excesso o parafuso de drenagem do óleo. A torção excessiva descasca as linhas do cárter, permitindo que o parafuso de drenagem gire livremente, causando um vazamento de óleo.

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