×
Loading ...

Procedimentos operacionais padrão em Recursos Humanos

Atualizado em 23 março, 2017

Departamentos de Recursos Humanos (RH) exercem um papel importantíssimo nas empresas. Os funcionários do RH geralmente são responsáveis por encontrar novos funcionários, preencher vagas, administrar os benefícios e definir as políticas e a cultura da empresa. O departamento tem vários papéis, motivo pelo qual é muito importante que tenha procedimentos operacionais estabelecidos.

A maior parte dos departamentos de RH têm procedimentos operacionais padrão (working hands image by Jon Le-Bon from Fotolia.com)

Contratações

A maioria dos departamentos de RH possuem procedimentos operacionais estabelecidos em relação a processos de contratação. Esses processos normalmente incluem um formulário de requisição de abertura de vaga de emprego, um processo de notificação de vaga de emprego, processos de entrevista e requerimentos de contratação pré-estabelecidos. Com esses procedimentos, o departamento de RH garante que as vagas de emprego estejam dentro do orçamento, que sejam identificados os melhores candidatos possíveis e que todos os candidatos sejam tratados de modo igual e justo.

Loading...

Benefícios

Muitos departamentos de RH trabalham com procedimentos padrão para todos os tipos de benefícios trabalhistas, tais como plano de saúde, política de férias e planos de aposentadoria. Alguns exemplos desses tipos de procedimento seriam requerimentos de elegibilidade (por exemplo, quando um funcionário precisa trabalhar para a empresa por 90 dias antes de ter direito ao plano de saúde), bem como períodos de inscrição definidos (geralmente no começo do ano ou do ano fiscal). Outros procedimentos padrão são criados para as férias. Por exemplo, se um funcionário quiser tirar um dia de folga, ele deve preencher uma requisição de férias e conseguir que seu gerente a aprove a fim de receber pagamento de férias. Isso evita o caos e impede que muitos empregados tirem o mesmo dia de folga ao mesmo tempo.

Comunicação organizacional

De acordo com uma pesquisa da Society of Human Resource Management (Sociedade de Gerenciamento de Recursos Humanos), o departamento de RH deve ter procedimentos de comunicação organizacional estabelecidos para garantir mensagens efetivas e consistentes dentro da empresa. Esses tipos de comunicação podem incluir mensagens sobre mudanças nas políticas da empresa. É importante ter consistência nestas mensagens porque o RH é um elo entre a comunicação com a marca e a estratégia geral da empresa, garantindo que os funcionários estejam sempre informados e evitando falhas na comunicação e boatos.

Gerenciamento dos funcionários

Para assegurar que todos os funcionários sejam tratados igualmente, muitos departamentos de RH possuem procedimentos padrão em relação a avaliações de desempenho, promoções, aumentos salariais e demissões. Esses procedimentos ajudam a evitar que os gerentes dos departamentos escolham seus "favoritos" e nivelam todos os funcionários. Por exemplo, departamentos de RH geralmente têm avaliações de desempenho anuais ou trimestrais que medem todos na mesma escala. Alguns departamentos de RH também têm procedimentos relativos a requerimentos padrão (que são mensuráveis) para que um empregado receba um aumento de salário ou uma promoção. Esses procedimentos também podem elevar a moral dos funcionários, porque lhes dão diretrizes para alcançar suas metas monetárias e de carreira.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...