Procedimentos de ordenha das cabras de leite

Escrito por elizabeth mcnelis | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Procedimentos de ordenha das cabras de leite
O leite de cabra não precisa ser homogeneizado por causa dos pequenos glóbulos de gordura (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Além da possível atividade leiteira lucrativa, manter cabras de leite oferece a família um fornecimento estável do produtos. O leite de cabra tem mais cálcio, proteína e vitamina A que o leite de vaca e as gotículas de gorduras menores contribuem para uma melhor digestão. Se você está criando cabras leiteiras para diversão ou para lucro, precisa saber os procedimentos adequados para ordenhá-las, para mantê-las saudável e o leite, potável.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza

Limpeza e saneamento adequados são fundamentais para as cabras leiteiras. Crie uma área de ordenha separada, longe da área de convivência das cabras. Essa área é mais fácil de manter limpa. Corte ou raspe a área ao redor das tetas para evitar que caia pelo no balde. Para a ordenha, use apenas balde de aço inoxidável; o plástico não pode ser higienizado adequadamente. Lave sempre seus mãos e limpe o balde antes de ordenhar a cabra.

Preparação

Depois de conduzir a cabra ao suporte de ordenha e prendê-la nele, remova o pelo solto, sujeira e estrato. Limpe as tetas com um papel toalha umedecido com limpador próprio, mas não encharque. Esprema dois ou três jatos de leite de cada teta em uma tigela de cor escura ou copo listrado, verificando as anomalias. Estes dois primeiros jatos têm altos níveis de bactérias e devem ser descartados. Coloque o balde de ordenha higienizado sob as tetas e você está pronto para ordenhar.

Ordenha manual

Todo o trabalho de preparação desencadeia a descida do leite, pois a teta se enche dele. Um movimento de compressão o leva o resto do caminho. Enrole o seu dedo indicador ao redor da teta, prendendo o leite para dentro dela. Esprema com seu dedo médio, anelar e mindinho em um movimento suave. Relaxe para permitir mais leite da teta e repita. Pare quando as tetas esvaziarem e desinfete-as ao terminar. Coloque o leite a uma temperatura de 0º C o mais rápido possível.

Máquinas

Os baldes ordenhadeiros de alta potência e sistemas de dutos estão disponíveis para aqueles que criam grandes rebanhos de cabras leiteiras, onde a ordenha manual é impraticável. O sistema de ordenha de balde usa um compressor para ligar pulsadores que criam um vácuo que puxa o leite da teta e o envia através do tubo de grau alimentar para um balde de aço inoxidável. O sistema de dutos é também chamado de sala de ordenha e várias cabras podem ser ordenhadas ao mesmo tempo com o leite sendo coletado em um grande recipiente de aço inoxidável.

Horário

Uma fêmea lactante deve ser ordenhada duas vezes ao dia ou a cada 12 horas. O ideal é que ela ocorre sempre no mesmo horário. Se ela também está cuidando de um filhote, pode ser ordenhada uma vez ao dia. Depois que ela para de lactar, precisa de um período de seca de dois meses antes de procriar novamente para recomeçar a lactação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível