Procedimentos de polinização de melancias

Escrito por chasity goddard | Traduzido por marina pastore
Procedimentos de polinização de melancias
As melancias crescem para proteger as sementes no centro da fruta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As melancias desenvolvem-se em resposta a procedimentos bem-sucedidos de fertilização e produção de sementes. Depois da polinização das flores, o esperma fertiliza o óvulo e a fruta cresce para proteger o delicado embrião dentro das sementes que brotam. Polinizadores naturais transferem o pólen entre as flores, mas técnicas de polinização manual também podem fazer isso e começar o processo de produção de frutas. Sem uma polinização bem-sucedida, as frutas não vão se desenvolver e a plantação vai produzir uma colheita decepcionante.

Objetivo

A polinização é um passo essencial na reprodução das plantas. O pólen de melancia carrega células de esperma que fertilizam os órgãos femininos da planta depois da polinização. A polinização bem-sucedida produz sementes com um embrião de melancia dentro delas e também estimula o crescimento da fruta, que tem a função de armazenar e proteger as sementes. Sem isso, nenhuma semente se desenvolve e a fruta é desnecessária para a planta.

Processo

Quando o pólen entra em contato com o estigma de uma flor de melancia, ele germina. A germinação faz com que o pólen cave pequenos buracos, chamados tubos polínicos, profundamente no centro da flor. Ele então libera o esperma dentro dos tubos que unem-se ao óvulo, localizado no ovário da flor. O óvulo e o esperma, então, crescem, desenvolvendo-se numa semente que abriga um embrião de melancia.

Polinização natural

Abelhas, borboletas e outros polinizadores carregam o pólen de uma flor a outra. Os insetos visitam as flores por motivos egoístas, buscando alimento ou abrigo. Quando eles roçam as anteras de flores maduras, o pólen solta-se das anteras e fica nos seus corpos. Em seguida, ele gruda nos estigmas femininos, quando os insetos visitam as próximas flores para completar o processo de transferência de pólen.

Polinização manual

A polinização manual aumenta a quantidade e qualidade da colheita, particularmente em áreas onde o número de polinizadores naturais é limitado. Ela é demorada e tediosa, mas necessária quando não há polinizadores naturais. Os pés de melancia produzem flores masculinas e femininas separadas. Para polinizar uma planta manualmente, remova uma flor masculina e esfregue o estame da flor contra o estigma da flor feminina. As flores femininas são maiores do que as masculinas e têm um ovário, ou fruto dormente, visível na base da flor.