Procedimentos para remover placas das artérias coronárias

Escrito por beth celli | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os vasos sanguíneos coronários são responsáveis ​​pela circulação cardíaca, ou coronária, sustentando o miocárdio. As artérias coronárias levam o sangue, rico em oxigênio e nutrientes, para o tecido muscular do coração. Quando ocorre um bloqueio nessas artérias , o coração não recebe oxigênio suficiente para funcionar corretamente. Existem alguns procedimentos cirúrgicos que ajudam a remover a placa das artérias, abrindo-as e permitindo o fluxo de sangue para o coração.

Outras pessoas estão lendo

Aterosclerose

A aterosclerose é causada por um acúmulo de placa de gordura e colesterol nas artérias. Isso pode resultar em um estreitamento dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo de sangue. Frequentemente, as placas se rompem, provocando a formação de coágulos de sangue que podem deslocar-se para outras partes do corpo. Essa condição pode provocar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Angioplastia

A angioplastia é um procedimento utilizado para aumentar o fluxo de sangue de uma artéria que foi bloqueada por uma placa. Um tubo de plástico especial, ou cateter, é inserido na artéria da virilha e conduzida até as artérias coronárias. Existe um balão na extremidade do cateter que é inflado para alargar a área bloqueada. Frequentemente, um stent é implantado no local para ajudar a manter a artéria aberta.

Angioplastia a laser

A angioplastia a laser é muito semelhante à angioplastia tradicional, com um cateter inserido nas artérias coronárias. No entanto, nesse procedimento, o cateter tem um laser na extremidade que emite raios de luz pulsante para vaporizar a placa e abrir o vaso sanguíneo.

Aterectomia

Um outro procedimento que se assemelha à angioplastia é a aterectomia. Novamente, um cateter é introduzido nas artérias coronárias. Mas esse cateter tem uma máquina giratória ligada à ponta para remover a placa da artéria.

Sinais de alerta

Procure um médico se estiver preocupado com sua saúde cardíaca. Tenha cuidado com dores em um ou ambos os braços, mandíbula, pescoço ou estômago, e fique atento para uma sensação de aperto no peito. Náuseas, transpiração, vertigens e falta de ar, com ou sem dor no peito, também são possíveis sinais de um ataque do coração.

Prevenção

Há algumas coisas que você pode fazer para evitar a aterosclerose. Exercícios físicos regulares e hábitos saudáveis ​​podem ajudar a prevenir que a placa se forme. O tabaco aumenta muito essa condição e deve ser evitado a todo custo. A pressão arterial e o colesterol devem ser monitorados, a diabetes deve ser mantida sob controle e a alimentação deve incluir alimentos ricos em nutrientes e poucas gorduras e açúcares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível