Mais
×

Processo para congelar couve-de-bruxelas

Atualizado em 20 julho, 2017

Congelar as couves-de-bruxelas é uma ótima forma de preservá-las para serem usadas no futuro. Quando devidamente preparadas, é possível armazenar esses vegetais no congelador por até um ano sem perder qualquer valor nutricional, cor ou gosto. No entanto, você não pode simplesmente trazê-las frescas do mercado e colocá-las no congelador. É preciso seguir alguns passos simples para garantir que os vegetais congelados tenham um sabor tão bom como no dia em que você os comprou.

Congelar legumes é uma ótima maneira de preservá-los para ter um ano inteiro de sabor (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Seleção

Escolha as couve-de-bruxelas o mais frescas possível. Você terá melhores resultados se congelá-las frescas, de preferência aquelas que acabaram de ser colhidas. Se você mesma as planta, colha assim que elas estiverem maduras. Ao comprar couve-de-bruxelas, sempre procure pelas cabeças verdes, que são mais firmes e compactas.

Preparação

Apare as cabeças da couve para remover as folhas externas. Lave-as bem em água fria e organize-as de acordo com o tamanho. Separe-as em pilhas por tamanhos, de pequeno, médio a grande porte.

Branqueamento

Escalde as couves-de-bruxelas em turnos, de acordo com os tamanhos. Encha uma panela grande com água, até a metade, e ferva. Coloque as couves-de-bruxelas em uma cesta de arame e coloque as na água fervente. Ferva as cabeças pequenas por 3 minutos, as médias por 4 minutos e as grandes por 5 minutos. Retire os legumes da água fervente e mergulhe-os imediatamente em uma tigela com água gelada para parar o processo de cozimento.

Armazenamento

Escorra e seque os legumes, em seguida, embale-os em sacolas plásticas para armazenamento. Deixe o mínimo possível de ar dentro do saco. Feche-os e congele de uma só vez, ou armazene-os na geladeira por até 12 horas e depois congele. Legumes frescos começam a se deteriorar logo após a colheita, especialmente em temperaturas quentes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article