Processo de construção de um armazém passo a passo

Escrito por tom raley | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Processo de construção de um armazém passo a passo
Armazém (warehouse image by Niki from Fotolia.com)

Um armazém ou centro de distribuição não gera renda. É um centro de custos e, por isso, deve ser planejado da forma mais eficiente possível. Um armazém ideal deverá fazer uso, não só dos metros quadrados disponíveis, mas também atingir o limite de volume disponível para reduzir o custo por unidade a ser enviada.

Outras pessoas estão lendo

Projeto

A parte mais crítica na construção de um armazém é um design adequado. Você deve considerar várias situações durante esta fase. Em primeiro lugar, você deve ter o equipamento adequado. Quanto mais alto for o edifício para armazém, melhor. O porta paletes pode ter 12,19 m. ou mais de altura. Este tipo de estrutura maximiza a sua área de armazenagem utilizando a mesma área. Também permite reduzir o tempo de deslocação do ponto A ao ponto B ao transportar o estoque. Procure manter as distancias de transporte dos produtos minimas. Você deve determinar o número de paletes ou de unidades que precisa armazenar, e projetar o armazém para que ele estoque esse valor e mais 10 por cento adicional.

Nívelamento do terreno e alicerces

Logo que o projeto esteja feito e a localização escolhida, começa o trabalho pesado. A primeira ordem de trabalhos é o nivelamento do terreno. A terra deve ser adicionada ou removida à medida que for necessário para criar uma área plana para o armazém e uma estrada para os caminhões de entrega. Também devem ser considerados nesta fase o estacionamento dos empregados, entre outros fatores. Uma vez que o nivelamento do terreno for concluido os técnicos de encanamento e de eletricidade traçarão suas linhas de ação antes de despejar a fundação de concreto. Além do concreto para os alicerces, os caminhões betoneira também têm de estar colocados em cada uma das portas de embarque de mercadorias. A estrada e a área de estacionamento podem ser de asfalto em vez de concreto.

Paredes e telhado

A estrutura de sustentação do armazém será construída em cima da fundação de concreto, devendo ser constituído por um conjunto de barrotes metálicos pesados e vigas. Um "esqueleto" mais leve será construído sob esta estrutura pesada, e conterá indicações de onde deverão ser instaladas as janelas e portas. Depois serão colocadas as folhas metálicas para o telhado e paredes. Essas folhas serão presas ao esqueleto do edifício com uma camada espessa de isolamento instalado no interior. Assim que a cobertura exterior estiver acabada, serão instalados as portas e janelas e todo o trabalho de acabamento será finalizado.

Sistemas

Acabado o exterior, começa o trabalho no interior do edifício. A primeira coisa que deve ser instalada é o sistema de sprinklers segudos por qualquer sistema de controle termico e de ventilação. Os escritórios e banheiros ficarão operacionais. Assim, a estrutura porta paletes do armazém está pronta a ser instalada e os corredores e caminhos a serem demarcados. Esta é a fase quando se instalam as características especiais, como por exemplo a estação de carregamento de baterias ou as áreas de manutenção. Quando estas estiverem concluídas, o armazém está preparado para estocar a mercadoria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível