Processo de fabricação de piscinas em fibra de vidro

Escrito por alex smith | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Processo de fabricação de piscinas em fibra de vidro
Uma piscina de fibra de vidro é quase indistinguível de uma feita de cimento (swimming pool image by YN from Fotolia.com)

Piscinas de fibra de vidro tornaram-se uma alternativa às populares variedades de cimento, devido à seu baixo custo. Como a piscina é feita em uma fábrica, a quantidade de tempo gasta no local é bastante reduzida. Essas piscinas são feitas em moldes gigantes em condições estritamente controladas, o que as tornam muito mais eficientes e, portanto, mais baratas.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do molde

Os moldes gigantes são trazidos para o espaço da fábrica. Esses moldes são grandes formas no formato das bordas da piscina, como uma espécie de forma para cupcake de cabeça para baixo. A superfície do interior da piscina é aplicada primeiro e, em seguida, as camadas de fibra são adicionadas por cima. A superfície do molde é cuidadosamente inspecionada para verificar se não há falhas e reparada, caso necessário. Um revestimento de liberação de molde é passado sobre ele para permitir que a piscina pronta seja removida.

Revestimento da superfície

Quando o molde estiver preparado, uma camada de revestimento em gel será pulverizada sobre ele. Essa camada é um produto espesso de resina misturada com um catalisador endurecedor. Isso proporcionará uma superfície impecável ao interior da piscina. Assim que a camada de gel secar através de um processo químico chamado cura, será coberta por uma camada de revestimento "primer". Ele faz a superfície ter um tratamento mais espesso e também a prepara para a resina de fibra de vidro.

Fibra de vidro e resina

Assim que as coberturas das superfícies estiverem concluídas, o processo de fibramento poderá começar. A camada de fibra de vidro picada é pulverizada sobre a piscina por meio de uma pistola de ar comprimido. Essas fibras colam no primer, revestindo a piscina. Assim que a fibra de vidro estiver no lugar, a resina catalizadora é aplicada para saturá-la. A superfície da piscina é, então, alisada com pequenos rolos manuais para forçar a saída de quaisquer bolhas de ar, que enfraquecem a fibra de vidro. Várias camadas adicionais de fibra de vidro e resina são aplicadas até que a piscina atinja os padrões de espessura estabelecidos pela empresa. Depois de várias camadas, a fibra de vidro picada pode ser substituída por folhas de fibra de vidro, para acelerar o processo.

Acabamento

Nessa etapa, a piscina é deixada para curar por até um dia. Em seguida, o molde é levantado com um guindaste. As bordas irregulares deverão ser cortadas com uma serra de ar. Os buracos para a bomba, drenos e canos são cortados e o interior da piscina é lixado, conforme necessário. Quaisquer pequenas falhas são reparadas e a piscina é polida para um alto brilho. Ela estará, então, pronta para ser instalada em qualquer residência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível