Processo de laminação de vidro

Escrito por tonya yirka | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Processo de laminação de vidro
Vidro laminado é muito utilizado na construção civil (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

O vidro de segurança, antes de ser usado em residências, na construção civil e nas indústrias de transporte e automotiva, é submetido a um processo chamado de "laminação". Esse tratamento envolve montar dois ou mais painéis de vidro e aplicar uma ou mais películas plásticas entre eles, como se fossem um sanduíche. Essas camadas são unidas por meio de aplicação de calor e pressão para formar um produto forte, resistente a calor e tração, pode ser fabricado em diversas cores, oferece isolamento acústico e pode ser usado como filtro para a luz solar ultravioleta. Há três métodos principais para o processamento de vidro laminado.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de laminação

Uma das camadas internas mais utilizadas é a PVB -- Camada de Polivinil Butiral, do inglês "Poly Vinyl Butyral". Normalmente, ela possui uma espessura de 0,38 mm que pode ser ampliada para 0,76 mm para formar um produto mais resistente, como, por exemplo, os vidros de para-brisas de automóveis.

O EVA, etileno e acetato de vinila, é utilizado para na camada de laminação interna e confere ao produto final maior transparência, durabilidade tornando-o mais resistente a temperaturas altas e baixas. Juntamente com o EVA, substratos de material decorativo podem ser colocados entre os painéis para criar padrões e imagens dentro do vidro.

O PU, poliuretano, e o TPU, poliuretano termoplástico, também são utilizados como camada interna para vidro laminado. O perfil transparente feito com PU e TPU é usado em coberturas transparentes de cockpits de aviões, caminhões blindados, portas de bancos, cadeias e embaixadas.

Método de autoclave

O método tradicional de laminação de vidro usa a autoclave -- uma câmara que utiliza o calor e a pressão para finalizar a união permanente entre três ou mais camadas. Primeiro, as folhas de vidro vão para uma área limpa, para garantir que estejam livres de umidade e sujeira. Em seguida, são levadas para uma instalação de ar condicionado por meio de travas de pressão. Cada folha de vidro é limpa e recebe a película interna e outra folha de vidro. Usando um método de laminação de vácuo, o sanduíche de lâminas de vidro é fundido. Por último, o material é transferido para a máquina de autoclave e submetido a calor e pressão elevados, para unir as camadas de vidro e remover as bolsas de ar residuais.

Método sem autoclave

Atualmente, o processo de laminação de vidro tem sido realizado por meio de um novo método que não usa autoclave. Esse sistema utiliza fornos, chamados de fornos de aquecimento, em vez de autoclaves tradicionais grandes, e não requer a fase de laminação por vácuo. Primeiro, o vidro é emendado e limpo. Em seguida, as camadas são posicionadas com o PVB ou EVA entre elas. O sanduíche de vidro segue para mesas de aquecimento e todo o ar é retirado dele. O forno de aquecimento é colocado sobre a mesa e começa o processo de aquecimento, que pode durar até 190 minutos, dependendo da espessura do vidro e do tipo de camada interna aplicada. Após o aquecimento, espera-se a unidade resfriar e, depois, ela é retirada da mesa.

Moldado no local

O processo de laminação CIP, ou "Cast In Place", é realizado colocando dois pedaços de vidro, um paralelo ao outro, com pouquíssimo espaço entre eles e, então, despeja-se resina líquida nesse intervalo. Um tipo de vidro CIP é então polimerizado por catálise ou radiação UV. O outro, o processo a frio, não requer pressão, luz ou calor. Esse processo inicia-se quando dois pedaços de vidro são vedados e uma resina ativada é introduzida entre as camadas. O sanduíche de vidro é colocado horizontalmente para remover o ar residual. As laterais são seladas, o vidro passa por um processo de cura de 10 a 12 horas. O tipo de laminação CIP é usado para a fabricação de chapas de vidro laminado fora das dimensões padrão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível