O processo de planejamento e desenvolvimento de um produto

Escrito por devra gartenstein | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Desenvolver e introduzir novos produtos são um dos aspectos mais importantes de se administrar um negócio efetivamente. O planejamento e o desenvolvimento de um novo produto envolvem avaliar as necessidades do cliente, desenvolver ofertas que satisfarão essas necessidades, testar os produtos para ter certeza de que são eficientes e atrativos e então introduzi-los ao publico-alvo de formas interessantes e que valham a atenção.

Outras pessoas estão lendo

Pesquisa

A pesquisa de mercado é o primeiro passo no processo de planejamento e desenvolvimento do produto. Uma empresa pode fazer uma pesquisa de mercado formal conduzindo levantamentos e pesquisas de opinião em pessoa, no telefone ou online; perguntando aos clientes o que eles querem em um novo produto ou como as novas ofertas da empresa podem satisfazer suas necessidades mais efetivamente. Uma empresa também pode conduzir uma pesquisa de mercado informal simplesmente falando com os clientes através de interações do dia a dia e observando o comportamento de compra deles. Essas observações podem trazer informações inestimáveis sobre as características e funcionalidades que devem ser integradas aos novos produtos.

Criando orçamentos

Planejar e desenvolver novos produtos exigem dinheiro, e uma empresa deve embarcar nesse processo com um orçamento que permita uma ideia clara de quanto dinheiro está disponível para pesquisa, desenvolvimento e marketing. Criar um orçamento para o desenvolvimento de um novo produto envolve decidir se esse processo será financiado através de atividades já existentes da empresa, como as vendas atuais de uma linha de produtos já existente, ou se vale a pena fazer um empréstimo ou, ainda, buscar investidores para fundos adicionais.

Protótipos

O coração do processo de planejamento e desenvolvimento de um novo produto envolve criar protótipos, que são amostras de um produto que fornecem informações reais sobre como essas ofertas funcionam e se elas satisfazem às necessidades do consumidor. O processo de criação de protótipos envolve experimentar materiais para desenvolver um produto que possa ser criado dentro do orçamento da empresa. A fase de protótipo do desenvolvimento de um produto envolve interação entre os criadores dele e o departamento de produção para criar um produto que possa ser produzido em larga escala.

Introdução

Há um antigo ditado que diz que você só tem uma chance de criar uma primeira impressão. Isso é verdade especialmente quando você está introduzindo um novo produto. Se você introduz seu novo produto ao mercado antes que ele seja efetivamente testado, então você corre o risco de perder o entusiasmo de clientes importantes que poderiam, se não fosse por isso, ficar empolgados com ele. Mesmo que você tenha um produto incrível, é possível falhar em atrair a atenção merecida se você tiver uma campanha de marketing ruim. Tenha certeza de que todos os elementos do plano de introdução de seu novo produto estejam no lugar antes da apresentação de suas novas ofertas ao mundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível