O processo de produção do vidro

Escrito por michelle miley Google | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O processo de produção do vidro
O vidro está presente em todas as áreas da vida cotidiana (Glass glasses for wine image by kotomiti from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Derretendo os Ingredientes

Vidro pode ser feito a partir de três ingredientes. Sílica, o ingrediente mais abundante na crosta terrestre, é encontrado no quartzo e na areia. Carbonato de cálcio, ou calcita, também é usado para fazer vidro. Esse material pode ser obtido das cinzas de certas plantas e do processamento de sais. Óxido de cálcio, também conhecido como cal, é outro ingrediente chave do vidro e é achado no calcário. Sílica, calcita e cal são os principais ingredientes do vidro, mas várias outras substâncias químicas podem ser adicionadas à mistura para criar certas propriedades. Por exemplo, bário é utilizado para aumentar o brilho do vidro, e boro pode ser adicionado para aumentar a resistência do vidro ao calor. Substâncias que reduzem o ponto de fusão da sílica também são frequentemente utilizadas. As vezes até vidro reciclado, cacos de vidro, são adicionados. Os ingredientes desejados são misturados e então derretidos até formarem um líquido, em grandes fornos.

O processo de produção do vidro
Areia é a principal fonte de sílica, ingrediente essencial para a fabricação de vidro (sand dunes image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Soprando, Prensando, e Moldando

Uma vez que o vidro foi derretido, ele pode ser moldado e utilizado de várias maneiras. Para se soprar o vidro, uma bola de vidro derretido é colocado no final de um tubo oco de ferro. O ar soprado no tubo dá forma ao vidro presente na outra extremidade. O ar pode ser soprado manualmente ou mecanicamente. O vidro é reaquecido durante esse processo, para que continue maleável. Quando o soprador de vidro termina a peça, ela é colocada para esfriar, e então é quebrada para se soltar do tubo de sopro. No método de prensagem para fabricação de vidro, o vidro líquido é derramado em um molde e então pressionado para obter forma por uma máquina ou ferramenta especial. Essa é a maneira como são fabricadas taças e cinzeiros. A moldagem de vidro é usada para fazer peças planas e tubulares, como vidro para janelas e tubos de ensaio. Para aplainar o vidro, ele é colocado em um tanque junto com estanho fundido. O vidro flutua por cima do estanho. Como o estanho possui uma superfície muito lisa, o vidro flutua e forma lâminas. O vidro em forma tubular é fabricado derramando-se o líquido dentro de um molde giratório. Ar é soprado enquanto o molde gira para resfriar o vidro na borda exterior do tubo.

O processo de produção do vidro
Vidros planos são fabricados a partir da flutuação em tanques de estanho derretido (Glass window wall image by Tasha from Fotolia.com)

Reaquecimento e Têmpera

Assim que o vidro é terminado, ele passa por um processo de reaquecimento ou temperamento para aumentar sua resistência. O processo de reaquecimento consiste em aquecer o vidro novamente e resfriá-lo lentamente. Quando o vidro é temperado, é também reaquecido, embora o vidro temperado seja reaquecido muito rapidamente com o ar. Dependendo das propriedades desejadas, o vidro pronto pode ser coberto com diferentes materiais para aumentar sua força, reduzir o reflexo ou adicionar outros traços desejados.

O processo de produção do vidro
Vidros anti-reflexo são produzidos pela cobertura do vidro por materiais que diminuem o reflexo, técnica muito utilizada na produção de óculos (glasses image by PhotographerOne from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível