Mais
×

Processo para fazer pó de quartzo

Atualizado em 23 março, 2017

O quartzo é um componente químico composto por uma molécula de silício e duas de oxigênio. Ele é abundante em rochas ígneas, metamórficas e sedimentárias. A dureza do quartzo leva a uma grande variedade de usos como material abrasivo. Ele também é quimicamente inerte ao entrar em contato com várias substâncias, o que permite uma grande durabilidade ao material, uma vez que ele resiste ao intemperismo químico. O quartzo geralmente é convertido em pó, também conhecido por "areia de Sílica", para aproveitar as vantagens de suas várias propriedades, o que envolve vários processos.

Diversos processos podem gerar o arenito quartzoso (pyrite quartz image by A74.FR Ben Fontaine from Fotolia.com)

Trituramento

O quartzito bruto é inicialmente quebrado em um tamanho correto. Um triturador primário é usado nas partículas do quartzito, que depois são transferidas para um segundo triturador (esmagador de impacto) através de uma esteira rolante. Uma peneira vibratória é usada para separar o pó em diversas granulações. Aquelas que atingirem os requisitos são colocadas em uma pilha, enquanto as recusadas voltam ao triturador vertical (VSI) para um segundo processamento.

Triturador esférico

Para quebrar as partículas de quartzo em tamanhos específicos, um triturador esférico é utilizado. Ele é essencialmente um aparelho rotatório na horizontal que é movido através de uma manivela externa. O eixo central transfere o material a ser triturado de maneira uniforme até a câmera do triturador, onde ficam diferentes tipos de esferas de metal. A rotação constante do barril resulta em uma força centrípeta que leva as esferas para o centro, triturando o material. Uma gaveta de saída facilita na hora de retirar o material da câmara.

Triturador de pó bruto

Desenvolvimento recente no processo de preparação do pó de quartzo, esse triturador é extremamente eficiente. Ele é usado para pré-processar uma variedade de materiais que não sejam inflamáveis ou explosivos, e tenham 9 ou menos na escala de dureza Mohs. Praticamente 80% do pó resultante desse processo é mais fino do que 1 a 2 mm.

Usos do pó de quartzo

O pó de quartzo processado é usado de diversas formas. Ele geralmente é incluído entre os materiais usados em areias de fundição, artigos de vidro, materiais óticos, e compostos de polimento e de trituração. Também se encontram usos como materiais filtrantes e de cobertura de telhados, assim como para tração em minas e ferrovias. Ele também é usado em campos de beisebol, caixas de areia, campos de golf e quadras de vôlei.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article