×
Loading ...

Por que o processo "Tempo Ocioso do Sistema" usa 98% da CPU?

Atualizado em 17 abril, 2017

O processo "System Idle", ou "Tempo Ocioso do Sistema" é um componente do sistema Microsoft Windows presente em todos os sistemas operacionais baseados no Windows NT, sendo um de seus processos em execução padrão e, talvez, o menos compreendido de todos. Sempre executado em segundo plano, como um processo único, ele indica o tempo do processador quando o sistema não está processando outras tarefas. Em outras palavras, refere-se ao percentual não utilizado ou ocioso da CPU. É por isso que um valor alto associado ao "System Idle" – como 98% – não é preocupante, como normalmente se supõe.

O processo "Tempo Ocioso do Sistema" informa a potência do processador disponível para uso (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Alto percentual

As leituras desse processo serão maiores conforme diminui a quantidade de processos ativos no sistema ou a atividade deles. Assim, leituras de 95 a 98% são perfeitamente normais e não significam que o seu computador está esgotando sua capacidade de processamento. A maioria das tarefas gerenciadas pela CPU ocupa menos de 1% do uso do processador e, portanto, será exibida como consumindo 00% na janela do Gerenciador de Tarefas.

Loading...

Papel do "Tempo Ocioso do Sistema"

Os sistemas operacionais Windows são projetados de uma maneira que precisam do funcionamento constante de pelo menos um processo da CPU. O processo "Idle" não é, de fato, um processo ativo, mas sim um contador da banda ociosa da CPU, pronta para ser designada para outras tarefas. No entanto, a execução desse processo é vital para o funcionamento de seu computador, pois ele garante que seu sistema não pare de funcionar, mesmo não existindo processos ativos no momento.

Modo de economia de energia

O "Tempo Ocioso do Sistema" também permite a ativação do mecanismo de economia de energia somente quando ele for o único processo ativo. As configurações exatas do recurso variam de acordo com a versão do Windows, mas normalmente incluem a redução do brilho da tela ou do consumo de energia do processador.

Desaceleração pelo "Tempo Ocioso do Sistema"

Travamentos e desacelerações de sistema não estão relacionadas ao processo "Tempo Ocioso do Sistema". Na realidade, uma leitura alta para esse processo indica justamente o oposto – sua CPU está repleta de recursos para executar outras tarefas. Alguns limitantes que podem estar afetando seu sistema incluem a quantidade de memória RAM e a capacidade do disco rígido; verifique esses componentes como próximo passo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...