on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como procurar e vedar os pontos de entrada de roedores em uma construção

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os roedores, como ratos e ratazanas, costumam entrar nas construções quando o clima começa a esfriar, pois seus habitats externos às vezes não os protegem do clima e suas fontes de comida também ficam mais escassas. Assim, eles são atraídos pelo calor de dentro da construção e por potenciais fontes substitutas de alimento. Você pode evitar que os roedores entrem em sua casa e em outras dependências conduzindo uma vistoria e reparando os pontos de entrada da construção.

Instruções

Quando o clima começa a esfriar no outono, os ratos procuram por abrigos internos (Anup Shah/Photodisc/Getty Images)
  1. Pense como um roedor. Eles circundam o perímetro da construção, tentando localizar pontos de entrada, e você deve fazer o mesmo. Procure por marcas de roídos ou detritos que pareçam desenterrados e empurrados para fora de algum lugar. Aponte uma lanterna para os locais escuros, a fim de inspecioná-los.

    Loading...
  2. Localize as entradas para canos e cabos, mesmo que estejam a alguns metros do chão. Preencha as aberturas menores com lã de bronze, que não enferruja. Cubra-a com massa plástica para madeira, cimento ou um selante para exteriores.

  3. Olhe atentamente ao longo da parte inferior das portas de entrada, incluindo a porta para o porão, se houver um. Se conseguir passar um lápis por baixo da porta, é porque há espaço suficiente para um rato passar; uma abertura maior pode permitir a entrada de ratazanas. Se a cabeça deles passar, o resto do corpo segue. Instale uma borracha resistente para vedar a porta ou aumente a altura da soleira.

  4. Vede os buracos ou as rachaduras perto do perímetro da fundação, onde ela se encontra com o cimento, com vidro quebrado, lã de bronze ou tela de arame misturados com cimento. Os ratos conseguem mastigar através do cimento comum, por isso os materiais adicionais servem como um impedimento.

  5. Siga os buracos na terra perto da fundação, os quais tipicamente indicam um túnel de rato, até o ponto final de entrada do lado de dentro; no porão, por exemplo. Localize o ponto de entrada dentro da construção e vede-o.

  6. Verifique se há alguma abertura em torno das molduras mais baixas das janelas, pois um roedor é capaz de escalar certas superfícies porosas, como tijolos ásperos, ou subir em fios e cabos para ganhar altura. Sele-as com massa para madeira, lã de bronze ou massa para calafetar.

  7. Verifique se a porta da garagem fica perfeitamente vedada junto ao chão, quando fechada. Observe os espaços nas bordas externas ou nos cantos da porta, no perímetro da garagem, na porta de entrada para a casa e aberturas para fios ou canos que passem pela parede comum entre a garagem e a casa.

Loading...

Dicas

  • Deixe a estrutura à prova de roedores antes do tempo mais frio chegar. A vantagem de selar as aberturas, como as debaixo da porta, é que o interior da casa também fica mais aquecido.

Aviso

  • Nunca coloque a mão dentro de um buraco ou abertura; utilize uma vara, se quiser investigar.
  • Se, durante a investigação, encontrar um ninho de rato, afaste-se imediatamente e chame um profissional.

O que você precisa

  • Lanterna
  • Material para vedação
  • Cimento
  • Lã de bronze, fina ou média
  • Tela de arame fino
  • Massa plástica para madeira
  • Selante para exteriores
  • Vara, com pelo menos 60 cm de comprimento

Referências

Loading ...
Loading ...