Mais
×

Como fazer um produto químico que brilha no escuro

Atualizado em 23 março, 2017

Para se fazer um fluido brilhar no escuro, uma reação química chamada quimioluminescência deve ocorrer. De acordo com o dicionário Merriam Webster, a quimioluminescência é a luminescência, mais especificamente a bioluminescência, que é resultado de uma reação química específica. Os líquidos que brilham no escuro podem ser usados para uma variedade de objetivos, incluindo bastões de iluminação e tintas que brilham no escuro. É possível fazer uma solução que brilha no escuro em casa seguindo alguns passos corretamente.

Instruções

Você pode fazer seu próprio líquido que brilha no escuro (neon glow image by Laura Lupton from Fotolia.com)
  1. Conecte-se à internet para aprender mais sobre o processo de líquidos que brilham no escuro. A maioria dos materiais necessários pode ser comprada pela internet ou em drogarias próximas (veja a referência nº 2). Faça uma lista de tudo o que será necessário para o projeto.

  2. Vá a uma drogaria próxima para localizar e comprar o material necessário em adição ao peróxido de hidrogênio. O difenil oxalato e o corante fluorescente precisarão ser comprados pela internet (veja a referência nº 2). O luminol em comprimido ou líquido pode ser usado no lugar do corante e do difenil porque contém os dois produtos (veja a referência nº 3).

  3. Ponha a máscara e as luvas de borracha antes de começar. O peróxido de hidrogênio deve ser despejado em um béquer de vidro (veja referência nº 2). Caso você esteja usando corante fluorescente e difenil oxalato, os dois itens devem ser misturados em um béquer separado.

  4. Despeje o corante fluorescente e o difenil oxalato dentro do béquer com o peróxido de hidrogênio. Uma vez que as duas soluções estiverem misturadas, uma reação química ocorrerá, fazendo com que o produto brilhe no escuro (veja referência nº 2). Caso você esteja usando o luminol, ele pode ser adicionado diretamente ao peróxido de hidrogênio em vez do corante e do difenil oxalato.

  5. Ponha a solução no congelador para diminuir a reação química e fazer a solução brilhar por mais tempo. Aquecê-la a tornará mais rápida e o fluido será mais brilhante por um período mais curto de tempo (veja a referência nº 3).

Aviso

  • O luminol é cáustico, então use luvas de borracha e uma máscara para evitar danos.

O que você precisa

  • Peróxido de hidrogênio
  • Difenil oxalato
  • Corante fluorescente
  • Máscara
  • Luvas de borracha
  • Taças de vidro
  • Luminol em comprimido ou em líquido
  • Computador com conexão à internet
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article