Produtos adequados para repintar armários de cozinha

Escrito por myra smith | Traduzido por barbara almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Produtos adequados para repintar armários de cozinha
Tinta para armários de cozinha (yellow paint image by Jennifer Griner from Fotolia.com)

Pintar armários de cozinha é um processo às vezes tedioso e demorado. Para receber os melhores resultados de seu tempo e esforço, use os melhores produtos para o trabalho. Saiba do que seus armários são feitos – a tinta adequada para armários laminados será diferente de uma feita para madeira. A preparação adequada e os produtos de pintura adequados fazem a diferença entre um acabamento suave como vidro e um que parece áspero e manchado.

Outras pessoas estão lendo

Primer

Tim Carter do site Ask the Builder.com descreve o primer como um tipo especial de tinta para dar a uma superfície um acabamento liso e de ligação. O primer sela a superfície e forma uma ligação com a pintura de acabamento, resultando em um acabamento superior. Ele também preenche e nivela a superfície cobrindo as linhas de grãos e outras imperfeições, dando uma base mais suave para a pintura. A maioria dos primers secam rapidamente e ficam prontos para a pintura de acabamento dentro de algumas horas. Os primers designados para madeira têm enchimentos microscópicos para preencher e suavizar as linhas de grãos de madeira.

Verifique o rótulo da tinta para recomendações sobre que tipo de primer usar. Os primers à base de água usados em madeira nua podem fazer com que a superfície da madeira inche e fique áspera; isso é normal e requer apenas um lixamento leve antes de aplicar a tinta de acabamento. A maioria dos primers aconselham a aplicação de tinta de acabamento dentro de 12 a 24 horas.

Tinta

Os armários laminados têm um acabamento não poroso que pode ser difícil conseguir tinta para aderir e ficar bem. As tintas de látex são mais macias e tendem a arranhar facilmente. Uma escolha melhor para armários laminados é uma tinta à base de epóxi.

Algumas tintas à base de epóxi tem duas partes. Os dois elementos precisam ser misturados antes de poder aplicá-los nos armários laminados. Essas tintas têm odores fortes; ventile a área durante a aplicação.

Existem tintas mais novas para laminados no mercado, disponíveis na maioria dos home centers. Essas tintas são à base de água e secam rapidamente. Os armários sob condições normais de secagem estão prontos para serem revestidos novamente em cerca de duas horas. Algumas marcas desse tipo de pintura não requerem o uso de um primer.

Aplique um óleo de boa qualidade ou tinta acrílica nos armários de madeira. Uma camada superior de poliuretano transparente sela a pintura, dando-lhe um acabamento mais duro e mais resistente a arranhões.

Produtos adequados para repintar armários de cozinha
Armários de cozinha de madeira (modern kitchen with cabinets image by redking from Fotolia.com)

Ferramentas de pintura

Compre os melhores pincéis e rolos que pode pagar. Você não pode fazer um projeto de pintura superior com ferramentas inferiores. Tim Carter do site Ask the Builder.com recomenda o uso de pincéis com cerdas naturais para aplicação de tintas à base de óleo e pincéis de cerdas sintéticas para aplicação de tintas à base de água. Estas incham e estragam as cerdas naturais.

Um rolo pequeno (cerca de 7 cm de largura) com uma espuma boa faz a pintura de portas, molduras e frentes das gavetas planas ser rápida. Use pincéis para áreas inacessíveis ao rolo.

Ao pintar portas de armário com painéis levantados no centro, pinte o centro do painel primeiro, depois os detalhes do painel e termine com as bordas das portas. As frentes das gavetas são mais fáceis de pintar se você apoiar o fundo em uma mesa ou bancada de trabalho que seja de uma altura confortável.

Produtos adequados para repintar armários de cozinha
Pincel de cerdas naturais (paint brush 2 image by jimcox40 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível