×
Loading ...

Em que produtos alimentares são encontrados os ácidos nucleicos?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Seja gerando proteínas a partir de aminoácidos ou criando açúcar para as células se alimentarem, os nucleotídeos e os ácidos nucleicos estão por toda parte na natureza. Esses últimos também formam os padrões de vida na sua forma mais popular, o DNA. Como tal, os ácidos nucleicos podem ser encontrados em vários alimentos, que surgem tanto de matéria vegetal quanto animal.

A carne bovina é rica em ácidos nucleicos (beef meat image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Carne bovina

A carne bovina tem desempenhado um papel central na dieta ocidental por centenas de anos. Isso ocorre porque ela é comum, nutritiva e cheia de energia. A maioria dos ácidos nucleicos sintetiza as proteínas, e esse tipo de carne é rica nesse nutriente. Na verdade, todas as carnes são ricas em proteína e contêm uma série de diferentes tipos de ácidos nucleicos (de DNA, RNA e RNAt). A carne bovina é um dos alimentos mais ricos em proteínas, contendo até 7 g de proteína a cada 30 g. Isso significa que ela tem mais ácido nucleico que a maioria dos alimentos consumidos hoje.

Loading...

Ovos

Embora tenha havido vários relatos contraditórios sobre a salubridade dos ovos em uma dieta, o fato de que eles são outra grande fonte de ácido nucleico não está na disputa. Os ovos são uma fonte lógica de ácidos nucleicos, uma vez que eles são projetados para fornecer alimentos para gestar uma vida. Todo o tipo de vida precisa de energia para crescer, mas uma nova vida precisa de energia para simplesmente começar a existir. Mais uma vez, isso significa que a proteína e os ovos têm 6,3 g do mesmo. Mais do que apenas repleto de ácidos nucleicos, esse alimento só tem o tipo de aminoácidos e ácidos nucleicos necessários pelos seres humanos. Devido a isso, um ovo é 90% digestível (os alimentos normais são de 50 a 70%); por isso, ganhamos mais comendo um ovo do que a maioria dos outros alimentos.

Feijões

Os feijões carregam muitos dos mesmos ácidos nucleicos criadores de proteínas que as carnes e as aves. Embora eles possam não carregar tantos ácidos nucleicos por cada 30 g como um corte de carne bovino ou uma omelete, eles podem fazê-lo melhor. Na verdade, o feijão tem a capacidade de purificar as enzimas envolvidas na criação de ácidos nucleicos, tornando-as mais potentes e concentradas. Um estudo publicado na "Journal of Biological Chemistry" descobriu que o feijão-mungo continha enzimas que eram até 50 vezes mais "limpas" do que as encontradas em carne bovina.

Cogumelos

Até mesmo os cogumelos têm ácido nucleico. Embora geralmente esteja na forma de DNA, eles também tem uma série de ácidos nucleicos e aminoácidos que criam proteína. Os shiitakes têm o maior teor do ácido (e mais proteínas).

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...