Mais
×

Produtos para alto brilho em pisos de concreto selados

Pisos de concreto são selados depois da instalação, geralmente com selantes acrílicos, de epóxi ou de uretano. Vernizes podem ser aplicados a eles antes que sequem, sendo que esses produtos, junto com os selantes finais, são formulados para ser semipermanentes, ao passo que a cera de concreto é projetada para ser um composto de "sacrifício", o que significa que ela é gasta e reaplicada regularmente. Formulações para pisos de concreto "polido" brilhante, que foram mecanicamente triturados para a obtenção de alto brilho, não são adequadas para o concreto selado padrão. Ceras que acrescentam brilhos intensos aos pisos desse tipo podem ser classificadas em três categorias.

Acrescente brilho a pisos de concreto (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Combinações de cera/selantes

Esses produtos normalmente são aplicados depois que uma máquina tenha sido usada para a remoção mecânica de um selante previamente aplicado. Embora sejam comuns no mercado, produções combinadas como essa trocam o alto brilho por um procedimento de etapa única. Selantes e ceras idealmente deveriam ser formulações completamente diferentes. A cera é tecnicamente classificada como produto de acabamento, não como selante. Além disso, os selantes normalmente trazem um visual plástico e fosco, que não é tão atraente quanto a cera verdadeira.

Cera líquida

A cera líquida pode ser borrifada ou aplicada com um esfregão úmido sobre o piso de concreto selado. Ela acrescenta um brilho moderado ao selante, mas é menos durável que a cera em pasta. Além disso, ela tem menos profundidade de brilho. Por outro lado, muitas ceras líquidas não requerem polimento e a facilidade de aplicação promove o uso frequente e a manutenção do polimento. Assim como todas as ceras de concreto, os líquidos precisam de uma camada de base intacta de selante para aderirem e brilharem. Portanto, áreas com selamento inconsistente ou gasto não receberão a aplicação adequadamente.

Cera em pasta

A cera transparente em pasta é o padrão ouro para o concreto de alto brilho. Ela acrescenta profundidade e dimensão ao polimento, não disponíveis no combo ou nos produtos líquidos. Além disso, ela requer uma boa quantidade de esforço manual para ser aplicada. O método de escolha, depois da limpeza completa da superfície selada, é muito similar ao de quando se encera um carro. A pasta deve ser uniformemente distribuída sobre a superfície do piso e secar até que se obtenha um tom fosco. O produto deve então ser polido mecanicamente, usando-se um equipamento apropriado, e os resultados satisfatórios normalmente requerem mais que uma única aplicação ou polimento. O resultado final é o brilho mais alto que se pode obter sobre o concreto. Além disso, esse produto é um ótimo protetor, que estende a vida útil das camadas de selante abaixo.

Manutenção

A cera em pasta é duradoura, mas não permanente. Porém, a perda do brilho não quer necessariamente dizer que uma nova aplicação é necessária. Na verdade, a aplicação em excesso de produtos pastosos não é recomendada, já que o acúmulo desses materiais cerosos tende a atrair poeira e sujeira. Camadas profundas de cera também absorvem depósitos minerais da água de lavagem. Para a manutenção rotineira da cera em pasta, especialistas recomendam o polimento seco em vez da reaplicação. Uma máquina de polimento alugada, usando um bloco vermelho fino, removerá apenas a camada mais superior de cera opaca, enquanto traz o brilho da camada abaixo e restaura o polimento do piso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article