Mais
×

Produtos de artesanato que endurecem papel

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A cartolina é um material de artesanato útil e popular por muitas razões. Ela vem em uma variedade de cores fortes e também é fácil de cortar, dobrar e colar a outros materiais. No entanto, às vezes, a flexibilidade natural do papel pode ser um problema. Existem várias maneiras de endurecê-lo para torná-lo um objeto ou superfície mais rígida.

A cartolina é a base de muitos projetos de artesanato (Arts and Crafts image by ne_fall_photos from Fotolia.com)

Papel machê

O clássico processo artesanal do papel machê é uma maneira de endurecer papel. Você pode optar por misturar o seu material em uma mistura de papel machê ou aplicá-la levemente à superfície do papel, o que o fará endurecer quando a mistura secar. Na sua forma mais básica, o papel machê consiste de água, farinha de trigo e papel. O papel fica saturado com a mistura de farinha semelhante a uma pasta e torna-se muito duro ao secar.

Pasta

Uma pasta universal fará com que o papel fique mais rígido. Procure aplicar uma camada muito fina, pois uma pasta ou cola à base de água pode saturar alguns papéis ou fazer com que eles se enrolem quando secos. Para evitar isso, use uma fita resistente (como fita crepe) para prender um pedaço de papel a uma superfície plana e dura, em todos os quatro lados. Aplique pasta ou cola sobre o papel e espere secar. Em seguida, remova a fita (pode ser preciso cortá-la) para liberar o papel endurecido.

Fixador funcional

Os artistas usam um fixador funcional para proteger camadas das obras de carvão, pastel ou lápis e outras superfícies. Ele vem como um aerossol que produz uma névoa fina, que seca dentro de alguns minutos. Quando aplicado ao papel, com ou sem uma obra de arte na sua superfície, o fixador funcional endurecerá e dará ao papel uma superfície texturizada. Múltiplas camadas deixarão o papel ainda mais rígido, permitindo-lhe continuar a pintar ou desenhar na superfície.

Spray de cabelo

O spray de cabelo serve praticamente à mesma finalidade do fixador funcional, embora ele produza uma superfície que seja mais difícil de pintar ou desenhar por cima. A maioria dos sprays de aerossol ou bomba deixarão o papel um pouco rígido dentro de alguns minutos. Uma quantidade maior de camadas aumentará o efeito.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article