×
Loading ...

Que produtos caseiros contêm ácido sulfúrico?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O ácido sulfúrico é uma forma incrivelmente corrosiva de ácido. É usado em uma grande variedade de processos industriais, desde subprodutos de operações de mineração de grande escala e clareamento de chão até a conserva de vegetais. Também é um ingrediente comum a muitos produtos caseiros, especialmente os de limpeza. Suas propriedades corrosivas podem torná-lo perigoso.

O ácido sulfúrico é o mais corrosivo dos ácidos (Dick Luria/Photodisc/Getty Images)

Produtos caseiros

O ácido sulfúrico está presente em inúmeros produtos de limpeza caseiros, especialmente produtos para vaso sanitário e desentupidores. Ele também está presente em alguns tipos de sabão em pó, produtos para limpeza de animais, soluções para dissolver ferrugem, produtos de limpeza de metal, sabonetes de mão, líquidos para limpeza de pratos e repelentes de chuva, usados para prevenir arranhões em carros assim como produtos associados a produção de vidro e outros materiais artísticos. Nem todas as marcas desses produtos incluem ácido sulfúrico.

Loading...

Perigos

O ácido sulfúrico em produtos domésticos pode ser perigoso de duas maneiras diferentes. Como um ácido corrosivo, ele pode queimar a pele humana e muitas superfícies e materiais de limpeza. Ele também é reativo, o que significa que um item pode acidentalmente ser combinado com outro e pode criar uma forma de ácido sulfúrico, como quando um produto de limpeza contendo misturas de bissulfato de sódio com água.

Manuseio seguro

O passo mais importante e mais eficiente para o manuseio seguro de um produto contendo ácido sulfúrico é seguir as instruções e os avisos de segurança meticulosamente. Caso as instruções e/ou avisos de segurança do produto recomendem o uso de luvas, então há boas chances de que a exposição ao produto cause queimaduras severas na pele. Algumas formas de ácido sulfúrico são tão corrosivas que podem romper os recipientes no qual estão armazenadas. Por isso, evite transferir um produto contendo ácido sulfúrico para um recipiente diferente do que aquele no qual esteva armazenado.

Outras considerações

Ao se cortar uma cebola, as paredes celulares se quebram e liberam propanetial-S-óxido. Quando esse composto químico se mistura à água dos olhos, ele cria uma espécie de acido sulfúrico. Caso já tenha passado por isso, você sabe o quanto uma pequena quantidade de ácido sulfúrico pode doer. Se alguém que mora na sua casa sofrer efeitos na saúde causados pela exposição ao ácido sulfúrico, entre em contato com o controle de envenenamento ou um profissional médico imediatamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...