Produtos para crianças com o cabelo afro

Escrito por paula haefeli Google
Produtos para crianças com o cabelo afro

Crianças com cabelos afro podem usar produtos suaves para hidratação

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Com os avanços na tecnologia para produtos de cabelo, todos querem ter as madeixas mais bonitas, saudáveis e hidratadas, até mesmo as crianças, que estão cada vez mais vaidosas. No entanto, não é qualquer produto que pode ser utilizado nos cabelos dos pequenos, já que alguns de seus componentes podem causar alergias ou queimaduras em peles mais sensíveis. No caso de produtos para cabelos afro, o cuidado deve ser redobrado, já que estes produtos possuem ainda maior concentração de produtos químicos. Veja a seguir os produtos que podem ser usados em cabelos crespos infantis com segurança e a melhor forma de tratar os fios dos pequeninos.

Outras pessoas estão lendo

Relaxamento e alisamento

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe o uso de produtos químicos relaxantes de cachos e alisantes para menores de 12 anos para evitar queimaduras e alergias de pele e respiratórias graves em crianças, que não possuem ainda seu sistema imunológico totalmente desenvolvido. Após esta idade, é recomendável que os jovens utilizem produtos sem sódio nem formol, ou então usem produtos com baixa quantidade de amônia, menos nociva ao couro cabeludo. Em todos os casos, antes de utilizar qualquer produto, seja químico ou "natural" (mesmo em alguns produtos ditos naturais há conservantes químicos que podem fazer mal à sua criança), sempre consulte um pediatra ou um dermatologista antes e faça um teste prévio de alergia, colocando um pouco do produto no cotovelo da criança 48h antes da aplicação no cabelo.

Lavando o cabelo

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

O cuidado com a lavagem dos cabelos afro é basicamente o mesmo de todo tipo de cabelo infantil. No entanto, alguns cuidados extra podem deixar os cabelos crespos e cacheados mais macios e fáceis de desembaraçar. O início do ritual é utilizar um bom shampoo infantil, para não ressecar demais. Passe na raiz e massageie bem. Na hora de enxaguar, deixe a espuma escorrer para o comprimento dos cabelos, o que ajudará a retirar a sujeira sem ressecar os fios. Depois, utilize um bom condicionador hidratante infantil da metade do comprimento para baixo. O condicionador é essencial para neutralizar o pH do cabelo, já que os shampoos infantis possuem pH alto (os shampoos infantis possuem o mesmo pH lágrima, por isso não irritam os olhos dos pequenos). Lembre-se de lavar os cabelos com água morna, pois a água quente resseca ainda mais os fios. Além disso, o ideal é não lavar o cabelo mais de três vezes por semana para manter a oleosidade natural do couro cabeludo.

Pentear e hidratar

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Saber hidratar e pentear corretamente os cabelos dos pequenos é essencial para mantê-los saudáveis e bonitos. A hidratação constante deixará os cabelos mais macios e fáceis de pentear, e o uso da escova correta evitará o embaraço e a quebra dos fios. Utilize uma vez por semana uma máscara capilar de ação rápida neutra, encontrada facilmente em farmácias, e abafe os cabelos com uma touca ou toalha por meia hora e enxágue. Já na hora de pentear, escolha pentes e escovas de cerdas e dentes largos, para separar e desembaraçar as mechas sem quebrá-las. Escovas e pentes de madeira são ideais para evitar estática nos fios e, consequentemente, o frizz.

Penteados para cabelos afro

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Muitas crianças e adultos gostam de fazer penteados e cortes diferentes para enfatizar ou amenizar os efeitos afro nos cabelos. Os mais comuns são os "twists", ou as famosas trancinhas nagô, que dividem as mechas dos cabelos em dezenas de tranças embutidas ou trancinhas com aplique para deixar os fios mais compridos. Estes penteados têm a vantagem de permitir que o cabelo cresça protegendo-o de quebras e embaraços, além de oferecer mais alternativas de penteados. Para fazê-los, o ideal é levar a criança a um salão especializado, para que as trancinhas sejam realizadas sem oferecer riscos à saúde do cabelo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media