on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Produtos de limpeza ácidos vs. alcalinos

Produtos de limpeza à base de água são normalmente classificados como ácidos ou alcalinos, já que soluções neutras raramente oferecem uma boa ação de limpeza. Para certos tipos de sujeira, um produto alcalino é a melhor opção, enquanto outros tipos exigem o uso de um produto ácido. Em certas ocasiões, o uso de ambos é necessário, com um enxágue de águe entre eles.

Os parafusos requerem limpeza profunda antes de serem galvanizados (tornillo 2 image by juanjo tugores from Fotolia.com)

Produtos de limpeza alcalinos

Os produtos alcalinos são, em sua maioria, sabões ou detergentes com a adição de agentes que elevam o pH, como hidróxido de sódio ou carbonato de sódio, de acordo com o pH desejado para o produto final. O trifosfato de sódio pode ser usado em situações especiais, mas ele traz alguns problemas para o meio ambiente. Os produtos de limpeza alcalinos devem ser usados na remoção de óleo e outras sujeiras orgânicas.

Loading...

Produtos de limpeza ácidos fracos

Os produtos de limpeza ácidos não podem conter sabão, então tensioativos ácidos estáveis (substância que agem na superfície com resultados similares ao dos sabões) ou até o etilglicol (um tipo de solvente orgânico que dissolve gordura mas ainda assim é solúvel em água) são usados. O ácido acético e o ácido sulfâmico são usados para o polimento de metais. Os produtos ácidos são a melhor opção para a remoção de manchas e resíduos minerais do cobre e de outros metais.

Produtos de limpeza ácidos fortes

Composições mais fortes são necessárias para a remoção de escamas pesadas (uma camada espessa de óxido) causadas por processos de aquecimento. Esse tipo de produto pode conter ácido nítrico e ácido sulfúrico. Algumas vezes, eles podem conter até ácido crômico ou ácido oxálico, que é um ácido orgânico muito potente.

Polidores químicos

Os produtos de polimento químico contém ingredientes mais fortes, que dão brilho e fazem o polimento de superfícies de metal, incluindo ácidos viscosos como a versão concentrada dos ácidos fosfórico, sulfúrico e lático. Essas substâncias podem ser aquecidas a temperaturas cuidadosamente reguladas. Como elas dissolvem mais metal do que os limpadores com ácidos fracos, o processo é geralmente cronometrado com cuidado.

Polimento eletroquímico

Os produtos de limpeza que fazem o polimento eletroquímico normalmente contêm ácidos lático e fosfórico aquecidos com uma porcentagem minúscula de um ou mais ácidos mais fortes. Uma corrente elétrica é aplicada durante a limpeza, para que o objeto fique com carga positiva e uma pequena quantidade do metal seja removida. Como o objeto deve ser condutor, esse método só é indicado para metais -- geralmente, aço inoxidável ou alumínio.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...