×
Loading ...

Que produtos podem recuperar o brilho e a cor dos pisos de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pisos desbotados de madeira que perderam seu brilho podem ser renovados ou restaurados. Antes de você decidir colorir e dar brilho ao seu piso de madeira, é essencial saber que tipo de acabamento foi originalmente aplicado. Seu assoalho de madeira pode ter um acabamento de verniz, de cera ou de laca. O tipo de revestimento do assoalho determina o método que você poderá usar para restaurar a sua cor e brilho.

Renove ou restaure seu piso de madeira (wood texture image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com)

Determinando o acabamento

Normalmente, os pisos de madeira instalados antes da década de 1960 têm uma camada de goma laca ou verniz. Acabamentos de laca e verniz são indicados por descamação quando o piso é raspado com um instrumento afiado. Antes que você possa restaurar um piso envernizado ou laqueado, toda a superfície de madeira deve ser lixada, removendo o acabamento, depois repintada e recapeada. Acabamentos de cera formarão bolhas ou manchas brancas quando expostos à água por cerca de dez minutos. As manchas brancas podem ser removidas com lã de aço e cera de assoalho. Depois de determinar o acabamento do piso de madeira, você pode decidir como restaurar a cor e o brilho.

Loading...

Ceras de assoalho em pasta ou líquidas

Ceras de assoalho coloridas, em pasta ou líquidas, são vendidas por diferentes fabricantes em lojas de produtos para o lar, lojas de ferragens e supermercados. Se seu piso de madeira tem um acabamento de cera, elas podem ser usadas para renovar a madeira. Limpe o chão com um produto de limpeza destinado para acabamentos de cera. Nunca use qualquer produto de limpeza à base de água sobre um revestimento de cera. Aplique a cera colorida em um pano, lustre e esfregue o chão em movimentos circulares até que ele comece a absorver a cor e o brilho. Se o piso estiver danificado, use lã de aço fina para retirar o acabamento de cera. Em seguida, aplique no chão a cera de assoalho colorida, em pasta ou líquida, lustre e sele o assoalho com um selante de madeira.

Tratamentos para renovar pisos

Existem produtos para renovação de pisos, de muitos fabricantes, que visam reduzir o tempo necessário para restaurar a cor e brilho do seu piso de madeira. Estes produtos são especialmente formulados para cada tipo de acabamento. Alguns tratamentos pulverizam quantidades variáveis de acabamento brilhante no chão e criam uma barreira protetora sobre a madeira. Esses sprays são soluções temporárias, mas duram, ao menos, alguns meses, se a área for uma região de tráfego intenso. Alguns tratamentos de renovação de pisos são vendidos como produtos combinados de limpeza profunda e reparadora. Estes tipos de produtos limpam duplamente na madeira e fornecem cor e brilho.

Corantes e selantes de madeira

Quando um assoalho foi negligenciado durante muito tempo, talvez seja necessário remover o acabamento, lixar o piso e começar de novo. A madeira profundamente arranhada precisará ser reparada com massa de madeira. Lixar o piso permitirá que a madeira absorva o corante novo, dando a ela, novamente, uma cor vibrante. Perda de brilho é perda de acabamento. Um acabamento para pisos de madeira não apenas fornece uma camada de brilho atraente, mas também protege contra danos a madeira e a cor. Para retingir um piso, limpe o chão completamente com limpador de pisos de madeira, lixe o piso para remover o revestimento original, tinja-o e sele-o. É importante permitir que cada camada de corante ou selante seque completamente antes de se aplicar a próxima camada, para diminuir a probabilidade de se formarem bolhas no chão.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...