Que produtos posso utilizar para fazer a argamassa aderir à ardósia?

Escrito por john willis | Traduzido por leonardo de azevedo prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que produtos posso utilizar para fazer a argamassa aderir à ardósia?
A desempenadeira é uma das ferramentas mais importantes para o processo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A argamassa é um tipo de material poroso utilizado para o assentamento de pisos, mas ela precisa ser preparada e aplicada corretamente para aderir à ardósia. A ardósia não costuma ser difícil de preparar, mas em alguns casos é preciso remover algumas camadas de oxidação.

Outras pessoas estão lendo

Produtos

Você pode encontrar produtos comerciais especiais para a preparação da ardósia, mas os produtos que realmente causam boa aderência são as ferramentas utilizadas para o preparo correto. Essas ferramentas incluem substrato estável, como a madeira compensada, vinagre e água para limpar a ardósia, lixa, escova de arame, vassoura de piaçava e toalha porosa.

Contra-piso e preparação

Escove o contra-piso de concreto com um escova de arame para remover restos de terra e cimento. Em seguida, varra toda a área. Além disso, considere instalar um contrapiso de madeira compensada para obter melhor aderência, principalmente em superfícies verticais, como paredes de banheiro. A união da argamassa à madeira produz menos calor do que quando unida ao concreto. Contudo, o concreto não criará problemas, mesmo verticalmente, desde que seja bem preparado, protegido contra variações de temperatura e que não haja vazamentos através da argamassa.

Preparando a ardósia

Limpe as ardósias se você achar necessário. A oxidação que costuma aparecer tem aparência semelhante ao ferrugem, simplesmente porque há metais oxidáveis na composição da ardósia. Você pode utilizar uma escova para removê-los, mas não será o bastante. Limpe as áreas com água e vinagre ou outro produto de limpeza que não deixe resíduos e permita que a ardósia seque antes de ser instalada.

Removendo problemas

Raspe quaisquer áreas na ardósia que esteja falhada. Como esse tipo de pedra é composta por camadas, isso acontece facilmente. Essas áreas não costumam estar muito visíveis, então procure com cuidado utilizando as mão em busca de camadas soltas. Se alguma área não estiver firmemente aderida, raspe-a com a escova e limpe a área com água e vinagre.

Argamassa corretamente misturada

Misture a sua argamassa de acordo com as instruções do fabricante ou compre argamassa pré-misturada. Se a argamassa for muito seca, independente do fabricante, então ela será viscosa demais para ser utilizada na ardósia. O mesmo acontece com misturas excessivamente molhadas, pois a umidade irá desaparecer e a conexão com a argamassa será prejudicada.

A desempenadeira correta

Utilize uma boa desempenadeira para plicar a argamassa. Geralmente as desempenadeiras dentadas funcionam bem. Além disso, aplique argamassa no verso da ardósia, criando linhas perpendiculares às que foram criadas no contra-piso com a desempenadeira. Isso irá criar uma interligação que auxiliará na aderência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível