O que é um professor emérito?

Escrito por kit garfield | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Professora emérita é o título dado a uma professora que se aposentou em posição honrosa, mas ainda mantém o título de professora que ela carregava antes da aposentadoria. Emérita é a forma feminina de emérito. Embora as universidades consideraram como prática chamar um professor aposentado -- homem ou mulher -- de boa posição como professor emérito, atualmente um crescente número de universidades usam o título de professora emérita para se referir a uma professora aposentada, e o título professor emérito para homens aposentados: por exemplo "Maria Santos, Professora Emérita da Universidade de São Paulo".

Outras pessoas estão lendo

Pronúncia e derivação

O adjetivo emérito é derivado do particípio passado da palavra em latim "emeri", que significa "ganhar através do serviço". A forma plural de professora emérita é professoras eméritas, enquanto que o plural de professor emérito é professores eméritos. Um professor emérito também é chamado de emérita professor, um termo levemente menos formal.

Como professores merecem a "emérita"

Universidades diferem amplamente nos padrões usados para conceder o título emérito/emérita e quais benefícios e privilégios que confere. De acordo com o Conselho Americano em Educação, um professor emérito se refere a "um título honorário conferido para um indivíduo por um longo e distinto serviço para uma instituição" e frequentemente "concedido no final do serviço de tempo integral de um membro do corpo docente ou na aposentadoria". Embora o título é frequentemente dado a professores, um assistente aposentado ou professor associado pode recebê-lo também.

Privilégios

Muitas universidades permitem que um professor emérito continue lecionando na graduação e pós-graduação para atuar como um expert ou conselheiro em seu campo e para ocupar um escritório no campus. Professores eméritos, às vezes, deixam sua universidade e tomam posições em outro lugares do mundo -- carregando o título com eles.

Emérito ou emérita?

Embora certas universidades tradicionais resistiram à mudança para professora emérita, o aumento do feminismo tentou muitos profissionais de todos os tipos a repensar seu vocabulário e a assinalar a diferença entre homens e mulheres. Em geral, o Guia de Estilos de Universidades através dos Estados Unidos e Grã-Bretanha agora aconselham a faculdade e a equipe a usar "emérito" para homem e "emérita" para uma mulher.

Somente professores?

O uso do título "emérita" em alta educação reflete uma expansão na aceitação do termo em outros campos. Hoje, mesmo no mundo dos negócios, o termo "emérita" frequentemente acompanha o título de uma mulher aposentada do emprego que mantém o título da sua posição e algumas vantagens e privilégios, por exemplo: "Maria Santos, vice-presidenta emérita". O aumento da popularidade do termo "emérita" é evidente mesmo na companhia Emerita, que pertence a uma mulher, que propaga produtos de saúde para mulheres mais velhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível