O que os professores devem fazer para prevenir o bullying na escola

Escrito por erica loop | Traduzido por mayra dias
O que os professores devem fazer para prevenir o bullying na escola

Os professores podem ajudar a acabar com o bullying nas escolas

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Pesquisas sobre a ocorrência e o impacto do bullying estimam que 23% dos alunos do quarto ao sexto ano e 17% do sexto ao nono ano já sofreram bullying de alguma forma. Os professorem geralmente são a primeira linha de defesa contra o bullying e podem tentar várias técnicas e métodos para prevenir essa prática cruel e perigosa.

Outras pessoas estão lendo

Programas preventivos

Apesar de muitos professores entenderem a necessidade de prevenir o bullying e os danos causados por essa prática, alguns não sabem exatamente como pará-la. Sem o treinamento adequado com técnicas de prevenção, identificação e ação, eles podem ser incapazes de impedir esse comportamento. Há uma variedade de programas de prevenção ao bullying disponíveis para os professores. Treinamentos de desenvolvimento profissional e métodos de educação continuada ministrados por profissionais da área com conhecimento especializado e experiência podem ajudar professores a dar o primeiro passo no combate ao bullying. Os educadores podem pedir um treinamento sobre o assunto aos administradores da escola ou até em associações de pais e mestres e demonstrar a necessidade do mesmo.

Observação e identificação

É vital que os professores observem e identifiquem comportamentos relacionados ao bullying antes que eles saiam de controle. Isto pode ocorrer durante ou entre as aulas, nos corredores, em salas vazias, no refeitório, durante matérias especiais como educação física, antes ou depois do horário escolar, dentro ou fora de áreas comuns ou no pátio durante o intervalo. Apesar de os professores ficarem ocupados fora de sala de aula corrigindo trabalhos ou planejando aulas, eles devem manter um olho no comportamento dos alunos durante o dia. Se o bullying for visto, o educador deve identificar imediatamente o comportamento e os indivíduos envolvidos.

Envolvimento dos pais

Enquanto os professores podem ser os primeiros a ver o bullying diretamente, eles não são os únicos com a responsabilidade de preveni-lo. Assim como os educadores geralmente precisam de treinamento especializado na identificação e prevenção do problema, os pais também precisam de informação. Os professores que são bem educados no assunto podem ajudar a informar os pais sobre os efeitos negativos dessas práticas através de uma variedade de métodos. Reuniões proporcionam um encontro cara a cara para prevenir o bullying. Os professores podem discutir problemas específicos ou fornecer informação sobre como identificá-lo e impedi-lo. Outra opção é mandar panfletos para casa, criando uma seção semanal de prevenção ao bullying em um boletim informativo da turma ou organizando uma palestra ou debate formal ou informal sobre o assunto.

Falando com os alunos

Um elemento-chave na prevenção do bullying é discutir esse comportamento negativo com os alunos. Seja em sala de aula ou em uma assembleia com a escola toda, é essencial orientar as crianças sobre as consequências desse fenômeno. Os alunos devem entender o que é bullying e que isso pode ser mais do que apenas bater em um colega. Os professores podem mostrar às crianças os diferentes tipo de comportamento, como abuso verbal, insultos e bullying virtual. Também é crucial identificar o que vai acontecer se o responsável pelo bullying foi descoberto. Isso pode incluir um debate sobre as políticas da escola. Algumas têm a política de tolerância zero e podem resultar em suspensão ou até mesmo expulsão. Até crianças da educação infantil devem entender o significado dessas ações e suas consequências, assim como os efeito negativos de longo prazo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media