×
Loading ...

Profissões para deficientes auditivos e visuais

Atualizado em 17 abril, 2017

Não há limites quando se trata de profissões para deficientes auditivos e visuais, mas existem áreas específicas onde eles podem se sobressair por causa das tecnologias atuais. Computadores, telefones e aparelhos de fax são feitos para ajudar esses deficientes, ampliando consideravelmente o espectro de carreiras possíveis.

Saiba quais são as profissões adequadas para deficientes visuais e auditivos (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Ensino

Muitos deficientes auditivos e visuais são professores. Eles lecionam todas as disciplinas, desde matemática e português até educação física, para crianças em idade pré-escolar ou mesmo estudantes universitários. Mas, talvez as carreiras mais adequadas para esses professores sejam o trabalho com outras pessoas que tenham necessidades especiais. Por exemplo, uma pessoa com deficiência auditiva que ensina a crianças com o mesmo distúrbio pode compartilhar suas experiências com certos problemas e ensinar como superá-los.

Loading...
Professor (doing my homework image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Trabalhos em escritório

Trabalhos em escritório, como secretárias, recepcionistas, assistentes jurídicos, assistentes de faturamento e operadores de telefonia são apenas algumas opções de carreira para deficientes auditivos e visuais. O trabalho pode incluir o cadastramento de dados, atendimento de telefonemas e encaminhamento de chamadas, digitação, trabalho com máquinas de fax e copiadoras e gerenciamento de material de escritório. Há uma variedade de equipamentos adaptados ​​que permitem aos deficientes executarem essas tarefas com mais facilidade, incluindo computadores e telefones em braille, dispositivos de sinalização e teclados especializados.

Trabalhadora de escritório (at the office image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Operário

Muitas pessoas com deficiência auditiva têm carreiras na construção civil, carpintaria, paisagismo e trabalhos em fábricas, uma vez que exigem basicamente trabalhos manuais repetitivos. Depois de dominar um ofício em particular ou acostumar-se a trabalhar de forma consistente com os mesmos materiais, um deficiente pode transformar essa experiência em uma carreira e até mesmo tornar-se trabalhador autônomo. As empresas que os contratam devem cumprir leis de segurança específicas.

Operário (construction worker, image by Greg Pickens from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...