×
Loading ...

A que profundidade devo colocar pilares de concreto no chão?

Atualizado em 21 novembro, 2016

É possível encontrar pilares de concreto em várias estruturas, de docas e até construções comerciais e residenciais. Eles também são utilizados para apoiar ou reparar construções já existentes. Além da quantidade de pilares e a largura de cada um deles, também é importante levar em conta a profundidade em que serão colocados.

Para formar pilares, o concreto é colocado dentro de colunas (Concrete mixer image by zalisa from Fotolia.com)

Informações sobre o solo

A profundidade em que os pilares deverão ser colocados dependerá do tipo do solo. Os tipos básicos incluem o leito de rocha (que é forte e resistente), cascalho, areia grossa e fina e o orgânico. O solo orgânico não pode ser utilizado para suportar pilares de concreto ou estruturas de edifícios. Devido a isso, é aconselhável contratar um engenheiro para analisar o solo antes do início da construção.

Loading...

Linhas de congelamento

Nas áreas mais frias do país, a água pode congelar a um certo nível do solo e desestabilizar os pilares de concreto caso eles não estejam fixados abaixo desse nível. Essas linhas de congelamento são normalmente determinadas por registros climáticos históricos e padrões sazonais que são específicos do local.

Construções

A profundidade recomendada para os pilares de concreto é afetada pela altura e largura da construção. Uma pequena construção exigirá uma profundidade menor, enquanto uma estrutura mais alta precisará de mais estabilidade e, portanto, mais profundidade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...