Prognóstico para cães com câncer nasal

Escrito por cate burnette | Traduzido por dalete queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Prognóstico para cães com câncer nasal
Cânceres em cachorros são muito frequentemente assintomáticos até que a doença esteja bem avançada (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Cânceres em cachorros são muito frequentemente assintomáticos até que a doença esteja bem avançada. A grande cavidade nasal, preenchida com ar no focinho de um cachorro, pode ser um bom lugar para os tumores se esconderem até que eles se tornem visíveis e desconfortáveis. Quando os tumores nasais se tornam notáveis, o câncer se espalhou para outros órgãos e se tornam muito mais difíceis de lidar.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Cânceres nasais em cachorros, também chamados de carcinomas, podem consistir de três diferentes tipos de células. Os carcinomas de células basais são tumores de pele que invadem e destroem o tecido ao redor, mas normalmente não realizam metástase, nem se espalham para outras áreas no corpo do cachorro. Os carcinomas mais sérios de células escamosas são normalmente encontrados no tecido mucoso, como os que estão dentro do nariz, e podem se tornar metastáticos. Os sarcomas são cânceres altamente metastáticos do tecido conectivo, como a cartilagem, vasos sanguíneos e tecido linfoide, e também se manifestam na cavidade nasal. A única maneira de fazer um diagnóstico verdadeiro de qual tipo de células cancerígenas estão envolvidas é por avaliação microscópica por um profissional veterinário.

Sintomas

Cachorros de tamanho médio a grande com mais de dez anos de idade são mais comumente afetados pelo câncer nasal do que as cadelas. Os sinais clínicos podem incluir espirros, uma dificuldade de respirar, corrimento nasal (seja amarelo, claro ou com sangue), lacrimação de um ou de ambos os olhos, e uma distorção da estrutura facial causada pelo crescimento do tumor. Os tumores nasais são mais comumente vistos em cachorros com grandes focinhos. Os sintomas normalmente se apresentarão numa média de três meses antes do diagnóstico.

Tratamento

O tratamento veterinário do câncer nasal geralmente começa com uma cirurgia para remover o tumor e pará-lo de se espalhar para o tecido ósseo próximo. Uma biópsia microscópica vai determinar as origens do câncer. Um veterinário geralmente recomenda a radioterapia depois da cirurgia para evitar um crescimento tumoral mais profundo. Dez a dezoito tratamentos de duas a quatro semanas serão direcionados para a área afetada. Se a radioterapia não é uma opção, o tratamento quimioterápico pode ser recomendado.

Considerações

Outras doenças que podem apresentar os mesmo sinais clínicos de um câncer nasal incluem pressão alta, alergias e infecção fúngica. Corrimento nasal e despigmentação do nariz são geralmente uma clara indicação da infecção fúngica, mas um diagnóstico precisa ser determinado por um veterinário, que pode então recomendar o tratamento.

Prognóstico

Em torno de 80% dos tumores nasais em cachorros são malignos. Esses cânceres se espalham muito rapidamente no corpo do cachorro, mais frequentemente nos ossos, nódulos linfáticos e pulmões e, se deixados sem tratamento, geralmente resultam na morte do animal dentro de 95 dias, de acordo com o doutor Stephen J. Withrow no seu livro de 2007 "Small Animal Clinical Oncology" (Oncologia clínica do pequeno animal). Foi mostrado que cachorros com um corrimento nasal com sangue têm uma maior incidência de doença metastática do que cachorros com um corrimento claro ou limpo. De acordo com Withrow, chefe do Departamento de Oncologia da Escola de Medicina Veterinária do Estado do Colorado, a cirurgia sem a radiação irá mais provavelmente resultar em uma vida de três a seis meses depois do diagnóstico, com 40 a 60% dos pacientes sobrevivendo de um a dois anos depois do uso da radioterapia sozinha. O melhor prognóstico é para cachorros que se submetem à combinação da cirurgia e radiação, com chances de sobrevivência em uma média de quatro anos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível