Prognóstico de câncer de cólon estágio 3

Escrito por contributing writer | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O câncer de cólon refere-se ao câncer que se origina no cólon. Este é frequentemente associado com o câncer colorretal, pois ele geralmente situa-se no cólon e reto. Aproximadamente 95% do câncer de cólon começa com um adenoma, um pólipo que cresce na parede do cólon. Normalmente, o câncer tem crescimento lento e se espalha a partir do pólipo para o centro do cólon ou reto. O câncer de cólon é dividido em quatro fases, como a maioria dos outros tipos de câncer. No entanto, há um estágio II A e B e um estágio III A, B e C.

Outras pessoas estão lendo

Estágios do câncer de cólon

Como a maioria dos tipos de câncer, o de cólon é classificado usando um sistema padrão criado pelo "American Joint Committee on Cancer". O sistema é chamado de sistema de classificação AJCC, ou ocasionalmente TNM, com base em três elementos utilizados para classificar o câncer em estágios. O "T" na TNM é determinado pelo tamanho e crescimento do tumor primário (quantas células de câncer existem) e quanto o tumor cresceu na parede do intestino delgado ou arredores. O "N" indica se o câncer se espalhou para os nódulos linfáticos próximos. O "M" refere-se a saber se o câncer é metastático (se se espalhou para outras partes do corpo).

Como o cólon possui várias camadas, o fator "T" é determinado pela profundidade das camadas de cólon que o tumor tem afetado. As camadas do cólon incluem a mucosa (revestimento interno), a muscularis mucosa (a camada fina de músculo próxima à mucosa), submucosa (tecido e fibras acima da camada de músculo), a muscularis propi (a camada de músculo que contrai a fim de mover o conteúdo do intestino em todo o intestino) e finalmente a subserosa e serosa (as camadas de tecido externo que cercam o cólon).

Estágio IIIA

Há duas combinações diferentes de números TNM associadas com estágio III A. A primeira é T1 com um N1 e um M0. A segunda é um número T2 com um N1 e um M0. Um número T1 significa que o câncer estendeu-se para a submucosa. Um número T2 significa que o câncer se espalhou para a muscular da mucosa. Um número N1 significa que o câncer está presente entre os gânglios linfáticos 1 e 3 perto do cólon. Um número M0 significa que o câncer não tem metástase ou se espalhou para outras partes do corpo além do cólon.

Estágio IIIB

Há também duas combinações diferentes de números TNM associadas com câncer de cólon de Estágio IIIB. Ambas têm um N1 e um M0, como o Estágio IIIA. No entanto, o Estágio IIIB indica que o número de T é de T3 (o câncer está na camada exterior do cólon) ou T4 (o câncer se estende para além da parede do cólon próximo a tecido ou órgãos).

Estágio IIIC

O câncer de cólon do Estágio IIIC tem um M de 0. O número "T" não se importa com o Estágio IIIC, pois o IIIC é caracterizado por um número N de N2. Este número de "N" significa que o câncer está presente em quatro ou mais gânglios linfáticos perto do cólon.

Prognóstico

De acordo com o National Cancer Institute, baseado nos dados de seu banco de dados SEER, que examinou 120.000 casos de câncer de cólon, de 1991 a 2002, o prognóstico para câncer de cólon é drasticamente diferente para o Estágio III, Estágio IIIB e Estágio IIIC. Enquanto 83% das pessoas sobrevivem por cinco anos após o diagnóstico com câncer de cólon de Estágio IIIA, 64% sobrevivem com o de Estágio IIIB e 44% com de Estágio IIIC.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível