Prognóstico para "tendão curvado" (tendinite em cavalos)

Escrito por amy cocke Google | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Prognóstico para "tendão curvado" (tendinite em cavalos)
Descanso no estábulo é o primeiro passo para curar um "tendão curvado" (horse in stall image by BONNIE C. MARQUETTE from Fotolia.com)

Na parte de trás da pata traseira de um cavalo, existe o tendão flexor superficial. Quando as fibras deste tendão se rompem, é chamado "tendão curvado". Dependendo do tamanho e extensão da lesão, o cavalo tem boas chances de se recuperar completamente com um pouco mais que uma mudança na forma do tendão.

Outras pessoas estão lendo

Local da lesão

Quanto mais baixo ocorrer a lesão na perna, maior será a probabilidade do tendão se lesionar novamente, especialmente se o ligamento anular estiver afetado. Este é o ligamento que envolve o tendão. Se este for o caso, pode ser possível cortar o ligamento anular cirurgicamente, o que vai dar mais espaço para o tendão se curar. O ligamento costuma se curar bem depois da cirurgia.

Aparência da lesão

Cavalos que tenham curvaturas grandes e extravagantes são mais propensos a ter problemas de estabilidade do que cavalos com curvaturas mais discretas. Isso acontece porque as curvaturas maiores eram mais propensos a sofrer lesões piores primeiramente, e as menores, não. Também, você precisa examinar o resto da perna afetada. Uma curvatura realmente lesionada vai ter mudado o formato da perna. Se for o caso, ela pode afetar a solidez futura do cavalo, uma vez que as pernas não se igualam mais, afetando o equilíbrio do animal.

Idade da lesão

Se a lesão tem menos de seis meses a um ano, ela pode não ter tido tempo suficiente para se curar. Se você não tem muita experiência em re-condicionar um cavalo com tendão curvado, talvez seja melhor esperar por um ano. Também, a curvatura do seu cavalo pode mudar de formato conforme se cura, então, se você comprou ou adotou um cavalo com tendão curvado, pergunte a um veterinário quanto à possível idade da lesão.

Ultrassom

Fazer um ultrassom no tendão é a melhor forma de determinar como ele está se recuperando. Uma mancha escura no ultrassom indica o local onde a lesão da curvatura ocorreu. Conforme o tendão se recupera, a mancha escura vai clareando e gradualmente volta a ser branca. Mais cuidados podem ser necessários depois que a mancha escura já voltou a ser branca, conforme as fibras do tendão se reconectam. Muitos veterinários têm pouca experiência com esse tipo de ultrassom, ou o equipamento necessário, então você vai precisar de um veterinário mais experiente.

Voltando ao trabalh

Seu cavalo deve ficar no estábulo enquanto o tendão se recupera, e seu veterinário vai trabalhar com você para determinar como trazer seu cavalo de volta ao trabalho. Por nove semanas você vai fazer caminhadas com seu cavalo (sem estar montado sobre ele) para tirá-lo do estábulo e manter os músculos frouxos. Comece por apenas cinco minutos e gradualmente aumente até os 20 minutos, até que você seja capaz de andar e trotar em linha reta e em grandes círculos por até 20 minutos por mais nove semanas. Por 16 semanas depois disso, você pode começar a aumentar o tempo de caminhar e a quantidade de stress. Depois destas 16 semanas, você pode começar com trabalhos mais difíceis, como saltos. Se você for rápido demais com qualquer uma destas atividades, seu cavalo ficará mais propenso a machucar novamente o tendão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível