on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como programar o jogo Tetris

Atualizado em 20 julho, 2017

Desde que Alexey Pajitnov completou a primeira versão de "Tetris" enquanto vivia na União Soviética, em 1984, surgiram várias imitações de seu clássico jogo de quebra-cabeça. Hoje as pessoas jogam "Tetris" em tudo, desde computadores e consoles de videogames a calculadoras e celulares. A criação de uma cópia de "Tetris" pode ser um projeto gratificante para um aspirante a programador de computador. Para fazer o seu próprio "Tetris", será necessário fazer ou recolher sprites do jogo, aprender a programar (se ainda não souber) e codificar o jogo.

Instruções

Um político britânico jogando Tetris no celular (Oli Scarff/Getty Images News/Getty Images)
  1. Crie sprites do "Tetris" usando o Microsoft Paint ou um outro software de edição gráfica. Também é possível conseguir sprites do "Tetris" de versões para console usando um software de emulação, se você possuir os cartuchos originais. Será necessário criar no mínimo sete blocos distintos para o seu jogo de "Tetris": I, J, L, O, S, T e Z.

    Loading...
  2. Aprenda uma linguagem de programação como o C++ Basic ou tente se familiarizar com um software como o Flash, caso ainda não trabalhe com eles. Se você está com pressa para aprender programação, consulte livros, como o de Stephen Davis, "C++ for Dummies", e o do Jerry Lee Ford, "Programming for the Absolute Beginner". O livro "How to Cheat in Adobe Flash CS5: The Art of Design and Animation", de Chris Georgenes, ensina o básico sobre como usar o Adobe's Flash CS5 de uma forma divertida e fácil de entender.

  3. Use a linguagem ou o software de sua escolha para codificar o seu "Tetris". Você também pode consultar um tutorial na web que ofereça informações sobre como criar o seu próprio jogo de "Tetris". Isso permite que você comece a fazer o seu jogo o mais rápido possível, sem ter de solucionar aspectos de programação específicos do jogo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...