Mais
×

Programas para fazer durante as férias de inverno

A cidade histórica foi o cenário de diversos enredos de livros e filmes
view of ancient rome image by JENNY SOLOMON from Fotolia.com

Introdução

Se pretende fugir do inverno e busca algo misterioso, histórico e instigante, a sugestão é fazer as malas e embarcar para Roma. Conhecida pelos seus antigos contos e mitos, a cidade foi o cenário de diversos enredos de livros e filmes. Podemos citar um que foi sucesso de bilheteria e de vendas, “Anjos e Demônios” (2009, EUA), de Dan Brown. Então, que tal fazer as malas e “reviver” os passos do professor simbologista Robert Langdon, chamado pelo Vaticano para ajudar na investigação dos sequestros de cardeais provocados por uma sociedade secreta que quer destruir o Vaticano?

Porta de entrada do Vaticano
Vatican image by Diane Stamatelatos from Fotolia.com

Grandiosidade na Piazza e Basílica di San Pietro

A Praça e a Basílica de São Pedro são a porta de entrada do Vaticano. Lá, tudo é grandioso e espetacular. Passeando pela praça, você pode encontrar monges, padres, peregrinos e turistas de todas as nacionalidades. Quem assistiu o filme “Anjos e Demônios” vai logo se lembrar das primeiras cenas, em que o corpo do "papa falecido" desce pela rampa da basílica, vai até a praça e circula o obelisco. A basílica se destaca por sua extraordinária estrutura, onde são realizadas as cerimônias do Vaticano. A entrada é gratuita, mas é aconselhável chegar cedo para não pegar tanta fila.

Túmulos de diferentes tamanhos e desenhos
vatican pope mummy image by Vladislav Gajic from Fotolia.com

Tomba dei Papi: Histórias do Vaticano

Por uma entrada subterrânea, o turista que vai conhecer a Basílica de São Pedro tem a oportunidade de circular por entre os túmulos dos papas já falecidos e que fizeram história no Vaticano. O mais interessante é que cada túmulo tem um desenho, formato e tamanho diferentes. Lá, inclusive, está o túmulo do Papa João Paulo II, reconhecido logo pela quantidade de curiosos, religiosos que rezam e homenagens deixadas. A entrada também é gratuita. No filme “Anjos e Demônios”, a tumba papal aparece um pouco na penumbra e não dá para ver muitos detalhes.

Beleza da arte de Michelangelo
cappella sistina image by superkiss from Fotolia.com

A beleza da Capela Sistina

Ainda na cidade católica, você pode encontrar a Capela Sistina, dentro do Museu do Vaticano. Apesar do seu pequeno tamanho, exibe uma beleza singular conferida pelas imagens pintadas por Michelangelo nas paredes e no teto. É na capela que acontecem as reuniões do Conclave, quando se escolhe o novo papa, local também descrito no enredo de Dan Brown. Ao olhar para o teto, se vê a famosa imagem do dedo de Deus tocando o de Adão. Para entrar, uma taxa é cobrada pelo museu – que também vale ser visitado. Dica: chegue cedo para evitar fila.

Riqueza arquitetônica e histórica em homenagem aos deuses pagãos
pantheon image by U.A. from Fotolia.com

Pantheon: Antiguidade e imponência

Considerada a igreja mais antiga e bem preservada da capital italiana, o Pantheon di Agrippa é um dos mais importantes e imponentes templos romanos. Logo na entrada, você se depara com alguns artistas de rua fantasiados de romanos para os turistas tirarem fotos (cobrando por cada clique). A visita é gratuita e você ainda tem a oportunidade de conhecer o túmulo de Rafael, grande artista italiano.

Arte de Bernini e de Rafael
view of piazza del popolo - Rome image by Mirek Hejnicki from Fotolia.com

A grandiosidade da Piazza del Popolo

Em português, Praça do Povo, a Piazza é outro lugar de Roma marcado pela grandiosidade. No centro, você logo vê o Obelisco Flamino, que foi erguido no Egito e levado para a cidade pelo Imperador Augusto. Pare para observar os detalhes, onde vai encontrar um toque de Bernini com as igrejas S. Maria di Montesanto e S. Maria Del Miracoli, além da Chiesa de Santa Maria del Popolo, que tem traços de Rafael. O que mais chama a atenção da praça é a sua arquitetura: é nela que começam (ou terminam) as vias di Ripetta, del Corso e del Babuino.

Fontes com águas azuis e transparentes
Fontana del Nettuno in Piazza della Signoria a Firenze (Italia) image by Cobra from Fotolia.com

As fontes da Piazza Novona

Lembra quando o personagem Robert Langdon consegue resgatar um dos cardeais numa fonte? Então, a cena foi filmada nessa praça, mais especificamente na fonte central, a Fontana dei Fiumi. É espetacular, com água em um tom azul bem claro e transparente. Também criada por Bernini, a fonte tem um obelisco que representa quatro rios (Ganges – Ásia; Nilo – África; Danúbio – Europa; da Prata – América). Nos extremos da praça, que é rodeada de agradáveis cafés, restaurantes, estão as Fontanas del Moro e del Nettuno. Por ali, você pode encontrar algo familiar: a embaixada brasileira.

Castelo às margens do rio Tevere
Castel Sant' Angelo, Roma image by fabiomax from Fotolia.com

Imponência do Castel Sant’Angelo

É aqui que o personagem Robert Langdon descobre o esconderijo da sociedade secreta que sequestrou os cardeais. Por fora, você já percebe a imponência do castelo, com uma suntuosa fachada. A algumas quadras do Vaticano, nele está o Museo Nazionale di Castel Sant’Angel. O castelo fica às margens do rio Tevere, que corta a cidade e, a sua frente, está a Ponte Sant’Angelo, com diversas e belas estátuas de ponta a ponta, dos dois lados da mesma. Para a visita, é cobrada uma taxa.