Programas de efeitos especias utilizados em filmes.

Escrito por benjamin aries Google | Traduzido por luiz henrique amaral alves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Programas de efeitos especias utilizados em filmes.
Efeitos especiais ajudam os filmes a mudar a realidade. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Efeitos especiais, também chamados de efeitos visuais, são utilizados em televisão e cinema para aprimorar o apelo visual ou tornar a ação filmada mais realista. De acordo com o site FilmSite.org, os efeitos especiais de antigamente eram criados usando ferramentas reais, como modelos em miniatura e projetores. Os avanços na computação permitiram que se criasse os efeitos virtualmente com a ajuda dos programas.

Outras pessoas estão lendo

Sapphire

O Sapphire é um pacote de programas de efeitos visuais desenvolvido pela GenArts. O Sapphire foi utilizado em produções de Hollywood, tais como "Avatar", "Distrito 9" e "Jornada nas Estrelas". O programa inclui aproximadamente 200 ferramentas para processar e alterar o vídeo, bem como numerosos "plugins" de efeitos especiais. Esses "plugins" permitem que os artistas adicionem brilho, iluminação, cores e efeitos de distorção ao filme.

Adicionalmente a esses "plugins" de efeito, o Sapphire é capaz de inserir, ou remover cores sólidas no plano de fundo. Essa capacidade o torna útil para filmes que requeiram o uso da "tela verde". Utilizando o Sapphire os cineastas podem trocar as porções verdes da tela por outras cenas, ou mesmo criar cenários inteiros criados por computador.

genarts.com/product/sapphire

Combustion

O Combustion é produzido pela Autodesk, e é projetado para trazer a última palavra em ferramentas de efeitos visuais por um valor acessível. O Combustion traz um "fluxo de trabalho não destrutivo", que permite aos seus usuários experimentar os efeitos no filme em um ambiente temporário. As mudanças podem ser facilmente desfeitas, adicionadas ou removidas. O programa também inclui um conjunto completo de ferramentas gráficas que possibilita aos artistas, criar gráficos e letreiros que podem ser movidos para qualquer lugar da tela.

Outras ferramentas do pacote incluem uma opção de composição em 3-D, que possibilita a combinação de cenas reais e virtuais de forma imperceptível, além de estabilizadores de imagens para filmagens muito tremidas. Outras ferramentas como o "rotoscópio" permite que os artistas "pintem" no vídeo, criando efeitos como lasers e sabres de luz.

toolfarm.stores.yahoo.net/dico4.html

After Effects

O After Effects é uma suite de programas de efeitos visuais criada pela Adobe. O programa permite que se importe e combine modelos 3-D com o vídeo, criando um efeito de mundo virtual. Uma ferramenta de animação embutida inclui ferramentas para inserção de gráficos e textos. Essas ferramentas permitem ao artista a inserção de gráficos em qualquer lugar da tela e adicionar animação ao longo de uma trilha pré-determinada.

O programa inclui ferramentas para outros efeitos visuais mais comuns. Uma ferramenta de mascaramento esconde certas partes do vídeo, permitindo que o plano de fundo seja substituído por cenários virtuais. Ferramentas para correção de cores permitem que o artista troque as cores no vídeo, mudando a cor da blusa de um personagem de vermelho para azul, por exemplo.

adobe.com/products/aftereffects/features/

Inferno

O Inferno é um produto de efeitos visuais criado pela Autodesk. O programa pode ser usado sozinho ou combinado com o Combustion. O Inferno é projetado para agir especificamente como uma ferramenta de efeitos especiais tridimensionais. Permite aos artistas criar mundos 3-D e combiná-los com outro vídeo.

Ao passo que muitos outros pacotes de efeitos visuais permitem somente que gráficos bidimensionais sejam criados, Inferno permite aos seus usuários o trabalho em 3-D integral. Os artistas podem explorar, rotacionar, e mudar as perspectivas nos mundos virtuais que eles criam. Usando as ferramentas de combinação, Inferno pode integrar esses gráficos 3-D de modo imperceptível. Um cineasta pode, por exemplo, filmar um ator em um cenário de uma cabine futurista e depois utilizar o Inferno para gerar no computador uma espaçonave virtual ao redor dele. Inferno permite aos artistas a criação de qualquer mundo imaginável e incluí-lo em um filme.

USA.autodesk.com/adsk/servlet/pc/index?siteID=123112&id=5562767

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível