Como os programas de incentivo podem ajudar empresas a alcançarem suas metas?

Escrito por adam tavangaran | Traduzido por marcia lima
Como os programas de incentivo podem ajudar empresas a alcançarem suas metas?
Bons planos de incentivo ajudam as empresas a alcançarem seus objetivos (business is business - cliche image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)

Quanto mais globalizada a economia se torna, maior é a competição entre empresas. Como consequência, as empresas buscam novas formas de inspirar seus funcionários e torná-los mais produtivos. Muitas organizações criam planos de incentivo que recompensam os funcionários baseando-se na performance e na produtividade. Os incentivos são planejados para motivar os trabalhadores a alcançarem os objetivos da empresa.

Função

Um plano de incentivo é um programa que recompensa os funcionários com benefícios e compensações adicionais quando atingem certas metas. Os planos são criados pelas empresas que acreditam que os funcionários trabalharão com mais empenho e são estruturados de modo que complementem o salário base através de diversos métodos. Independente de qual seja a empresa, o objetivo é alcançar as metas da corporação.

Tipos

Geralmente as empresas usam um dos dois principais planos de incentivo, ou uma combinação de ambos. O primeiro tipo de incentivo é o financeiro, que recompensa os funcionários com bônus em dinheiro ou em ações da bolsa, quando a performance fica acima do esperado. Existe ainda o incentivo não-financeiro, que premia os funcionários com compensações adicionais como férias mais longas, programas de reembolso, entre outras formas de motivar os funcionários.

Benefícios

De acordo com um estudo conduzido pela Krannert School of Marketing, da Universidade Purdue, um funcionário engajado aumenta a satisfação dos consumidores e o lucro da empresa. Além disso, uma pesquisa criada em 2005 pela Incentive Federation descobriu que planos de incentivo que aumentem o moral ajudam a melhorar o trabalho em equipe, a produtividade e a qualidade da empresa. Ambos estudos destacam a importância e o benefício de criar um bom plano de incentivos. O plano também permite que a empresa avalie melhor seus funcionários, uma vez que o destaque para os melhores faz parte do processo.

Erros

Muitas pessoas confundem os planos de incentivo com as tradicionais estruturas de comissão. Apesar de similar, o pagamento baseado em comissão está voltado à construção de novos negócios pelas vendas ou funções similares. Em muitos casos, um funcionário que trabalhe sob regime de comissão recebe toda a compensação com a geração de novas vendas. Já o plano de incentivos deve complementar o salário já existente. Em outras palavras, é uma recompensa que oferece uma compensação, seja financeira ou não, como reconhecimento pelo trabalho exemplar.

Considerações

Um plano de incentivos é um programa que deve ser construído de forma cuidadosa. Isto é especialmente importante na hora de definir os melhores exemplos de trabalho para os funcionários. Objetivos irreais ou inatingíveis não conseguirão motivar a equipe, nem aumentar a produtividade ou a qualidade de seu trabalho. Por fim, a empresa deve considerar sua capacidade de oferecer recompensas, financeiras ou não, antes de criar o plano.