Como os programas de televisão ganham dinheiro?

Escrito por chanelle sicard | Traduzido por matheus castro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os programas de televisão ganham dinheiro?
Rebobinar permite que o telespectador cheque os detalhes e diálogos (zaping image by nathan from Fotolia.com)

Você já se perguntou por que aquele smartphone que nem foi lançado ainda aparece em um episódio de seu programa de televisão favorito, ou por que você tem que assistir 15 minutos de comerciais a cada hora de televisão que você assiste? Do mesmo modo que as revistas fazem seu dinheiro com páginas de propaganda e editoriais, os programas de televisão ganham a maior parte de seu dinheiro vendendo produtos de modos muito parecidos.

Outras pessoas estão lendo

História

Nos primeiros dias de produção dos programas de televisão nos Estados Unidos os estúdios não eram tão disponíveis às massas como são hoje. De acordo com o crescimento da disponibilidade e da inovação por trás disso, um novo sistema se desenvolveu; consistia em "vendas centralizadas, distribuição e produção de serviços que diminuíram os custos para as filiais individuais... (e) foi voltada para a geração da renda de publicidade, bem como porque os anunciantes estavam interessados na habilidade de atingir o público de todo o país", afirma um artigo do site da Livraria da Universidade Duke.

Como os programas de televisão ganham dinheiro?
Como os programas de televisão ganham dinheiro? (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Tipos

O custo das produções dos programas é coberto por propagandas. Em seu artigo publicado no "The Quarterly Journal of Economics", Michael Spence e Bruce Owen afirmam que "os consumidores recebem um produto livre (o programa), a fim de gerar audiências que são posteriormente vendidas aos anunciantes". Os programas oferecem vagas na programação que são compradas pelos anunciantes, dependendo de fatores assim como a demografia e audiência. Por anos, anunciantes têm travado batalhas por vagas na programação durante o Super Bowl, porque a audiência do jogo é alta. Novas formas de anúncios integrados assim como a colocação de produtos, os promovem de forma mais discreta através do diálogo ou da aparência, enquanto a mercadoria promocional está diretamente relacionada com a promoção do programa na base dos fãs mais que produtos externos.

Como os programas de televisão ganham dinheiro?
Os comerciais são fonte de renda para os programas de TV (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Identificação

Se você identificar um produto específico ou ouvir um personagem mencionar algum, existem boas chances de que o fabricante do produto pagou por isso. A mercadoria promocional tem uma insígnia ou algo parecido associado com um programa, para facilitar aos fãs à assistirem ao seu show favorito. Alguns comerciais conseguem notoriedade especial com a introdução de uma marca que parece similar a "este programa foi criado pro você", alertando que o produto ou companhia tenha pago um pequeno extra pela vaga no comercial. Alguns desses anúncios táticos podem ser difíceis de se identificar.

Como os programas de televisão ganham dinheiro?
A venda de horários na TV para os comerciais de produtos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Benefícios

Você sempre precisa sair da sala, mas não pode suportar deixar a televisão, porque você não quer perder um segundo do que está acontecendo? O melhor momento para sair é sempre durante um intervalo comercial. Embora às vezes as pessoas preferem encarar os comerciais e ficam entediadas com a quantidade de vezes que alguém usa um produto específico, essas formas de publicidade deixam as pessoas saberem quais produtos estão disponíveis o que, por sua vez, alimenta a economia.

Considerações

Para que o elenco de um programa de televisão, equipe e funcionários da rede sejam pagos e para o show dar lucro, os telespectadores, em troca de entretenimento, devem suportar 15 minutos de anúncios publicitários ou o aparecimento de produtos específicos em cada episódio. Além disso, materiais promocionais, tal como a venda de DVD, fornecem outros rendimentos e promovem o show. Os programas de televisão também ganham dinheiro através de sindicância, que "é a prática de vender os direitos para a apresentação de programas de televisão, especialmente para ... uma emissora de TV, um canal a cabo, ou um serviço de programação, tais como um sistema de transmissão nacional", de acordo com um artigo no site do Museu de Comunicações de Transmissão (The Museum of Broadcast Communications).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível