Projetando uma tumba egípcia antiga a partir de uma caixa de sapatos

Escrito por samantha hadley | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetando uma tumba egípcia antiga a partir de uma caixa de sapatos
Tumbas egípcias antigas eram de todas as formas e tamanhos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Com início em 3100 a.C. e abrangendo quase três milênios, a história do Egito faraônico possuiu muitas formas de túmulos. As tumbas reais foram as primeiras e mais simples das tumbas que eles projetaram. Era uma única plataforma elevada de tijolos feitos de barro, sem decoração nem elaboração. Entre os túmulos dos nobres estavam os de escalão governamental e sumo sacerdotes. Essas tumbas eram decorados com imagens não religiosas que mostravam a vida diária e os deveres da nobreza. Os túmulos dos trabalhadores eram geralmente 1/5 do tamanho do túmulos dos nobre. Assim, as tumbas dos trabalhadores eram projetadas pelos próprios trabalhadores, dando a eles uma grande variação nos estilos de decoração. Criar uma tumba com os seus filhos pode não apenas ser divertido, mas educativo ao contar a eles sobre o Egito antigo.

Outras pessoas estão lendo

Tornando educativo

Antes de iniciar o projeto com a família, pesquise algumas informações sobre o Egito antigo. Anote apontando alguns fatos interessantes que encontrar. Não precisam ser muitos, apenas alguns pontos para início de conversa a serem discutidos durante a construção do projeto. Imprima informações de sites que achar interessante no caso de a família ter quaisquer perguntas mais detalhadas. Imprima fotos de tumbas antigas que encontrar online para as crianças poderem usar como exemplo. Escreva em cada imagem qualquer informação que associar a ela. Se for uma tumba da realeza, escreva isso na imagem e o nome do governante. Dependendo do quão ocupada sua família for, o projeto pode levar algum tempo, então limpe uma área em sua casa onde você e as crianças possam trabalhar no projeto e deixá-lo para secar. Certifique-se de que esta área não será perturbada quando você não estiver trabalhando no projeto. Se tiver filhos pequenos, tente assegurar-se de que todo o trabalho está alto o suficiente para que eles não possam mexer nas peças de artesanato e se machucarem.

Iniciando a tumba

Olhe entre as imagens com as crianças e juntos escolham qual tumba vão construir. Peça a cada membro da família que desenhe uma imagem aproximada do que eles acham que a tumba deveria se parecer. Depois que todos tiverem terminado, decida a forma que deseja que a tumba seja, o que vai ter dentro dela e como a parte externa será decorada.

Para preparar-se para a construção do túmulo, corte tiras de um jornal velho. Verifique se você tem o suficiente já cortado e corte um pouco de jornal extra, para o caso de faltar. Para preparar a mistura de papel machê, misture 3 partes de cola branca a 1 parte de água. Outra forma de mistura de papel machê pode ser feita combinando 1 parte de farinha para 1 parte de água e misturando bem. Certifique-se de que a mistura ficou espessa. A mistura de cola vai durar mais e ser mais durável, e usando ela o túmulo terá um brilho polido que a mistura de farinha não tem. Mergulhe as tiras de jornal na mistura de papel machê. Tire a tampa da caixa e reserve.

Corte e molde a caixa de sapatos no formato geral que desejar que a tumba tenha. Por exemplo, se o túmulo deve ter uma forma de caixão, corte as emendas dos cantos da caixa e dobre-os para dentro, prendendo com fita adesiva. Use as tiras de papel embebido para cobrir a caixa de sapatos e moldá-la em forma de tumba. Certifique-se de incluir qualquer decoração ou esculturas que você planejou para a tumba. Você também pode rasgar pequenos pedaços das tiras de papel e embolá-los enquanto estão molhados para incluir pequenos detalhes do lado de fora do túmulo. Enrole o papel machê ao redor de uma boneca velha para criar a múmia de dentro para um efeito adicional. Você também pode usar o papel machê para decorar o interior da tumba. Após ter concluído a construção do fundo do túmulo, incluindo a múmia, coloque a tumba para secar.

Construindo o tampo

Pegue um brinquedo velho de leão, pantera ou outro brinquedo, e prenda-o ao topo da tampa. Corte as tiras de papel de jornal a serem utilizadas para o papel machê da tampa. Crie a mesma mistura de papel machê que você fez para o fundo da tumba e mergulhe as tiras de papel nela. Cubra a tampa (brinquedo incluído) no papel machê. Também pode-se manter algumas partes do brinquedo descobertas do papel machê para um efeito realista. Continue cobrindo a tampa em papel machê e decore-a da mesma forma que decorou o fundo da tumba. Suavemente segure a tampa de ponta-cabeça para decorar a parte inferior, para um efeito adicional. Dessa forma, quando o projeto for concluído, você pode tirar a tampa do túmulo e mostrar aos convidados o interior também. Deixe a tampa de lado para secar.

Adicionando cor, tinta e bijuterias

Pinte tanto a tumba quanto o tampo. Se estiver usando tintas acrílicas, lixe levemente a superfície do papel machê para garantir que as tintas possam aderir à superfície. Coloque-o de lado para secar. Adicione quaisquer joias ou decoração no exterior da tumba usando cola quente. Você também pode colocar soltas bijuterias dentro da tumba para representar a riqueza dos antigos egípcios colocados em seus túmulos para que fossem levados com eles em uma vida após a morte. Passe tinta spray clara selante para garantir que a pintura e todas as outras peças permaneçam na tumba por um longo tempo. Isso também irá auxiliar na limpeza do túmulo no futuro, se ele estiver em exibição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível