Mais
×

Como projetar um amplificador de potência classe AB

Atualizado em 20 fevereiro, 2018

Os amplificadores de potência são usados ​​para aumentar a potência total de um sinal alternado. Alguns amplificadores de potência, tais como os circuitos amplificadores classe B, são altamente eficientes, mas injetam distorções indesejáveis ​​no sinal de saída. Outros circuitos, tais como os amplificadores de potência classe A, produzem um sinal de saída quase sem distorção, mas desperdiçam eletricidade.

Felizmente, você pode construir um circuito amplificador que oferece o melhor dos dois mundos. Este tipo de circuito é chamado de amplificador classe AB. Um circuito amplificador classe AB opera com maior eficiência do que um circuito Classe A, e fornece um sinal de saída com o mínimo de distorção.

Instruções

Amplificadores de potência requerem transistores de alta corrente (four gold transistors on blue image by Eugene Tokarev from Fotolia.com)
  1. Corte três pedaços de fio. Use o alicate para retirar meia polegada de isolamento de cada ponta deles.

  2. Enrole o terminal negativo do primeiro capacitor junto com o terminal negativo do segundo capacitor. Coloque o primeiro terminal em anel nos terminais trançados e solde-o.

    Capacitores eletrolíticos têm um sinal "-" em seu invólucro que explicita o terminal negativo (capacitor image by naolin from Fotolia.com)
  3. Junte um dos terminais do primeiro resistor, o terminal positivo do primeiro capacitor terminal e o ânodo do primeiro diodo, enrolando-os. Solde esta conexão no terminal de base do transistor NPN.

    Os diodos (componente no canto direito da imagem) possuem dois terminais: o ânodo e o cátodo. O terminal do cátodo é marcado com uma linha no invólucro do diodo (tech parts image by naolin from Fotolia.com)
  4. Junte um dos terminais do segundo resistor, o terminal positivo do primeiro capacitor e o cátodo do segundo diodo, torcendo-os. Solde esta conexão no terminal de base no transistor PNP.

  5. Solde o cátodo do primeiro diodo no ânodo do segundo.

  6. Enrole uma extremidade do primeiro fio com o terminal que sobrou do primeiro resistor. Solde este par de fios no coletor do transistor NPN.

  7. Enrole uma extremidade do segundo fio com o terminal que sobrou do segundo resistor. Solde este par de fios no coletor do transistor NPN.

  8. Solde a ponta do terceiro fio com os terminais emissores de ambos os transistores. Coloque o terminal em anel que sobrou na ponta solta do terceiro fio e solde-o.

  9. Prenda a ponta solta do primeiro fio ao terminal positivo da fonte de alimentação. Prenda a ponta solta do segundo fio ao terminal negativo da fonte de alimentação.

Dicas

  • O terminal em anel, que é soldado em ambos os capacitores, é o terminal de entrada do amplificador. O terminal em anel que está ligado ao terceiro fio é o terminal de saída do amplificador.

O que você precisa

  • Dois capacitores eletrolíticos (polarizados)
  • Dois terminais de tipo anel soldáveis
  • Dois resistores de 5 kohm
  • Dois diodos retificadores 1N4005
  • Dois transistores de junção bipolar (um PNP, um NPN)
  • Alicates
  • Ferro de solda
  • Solda eletrônica
  • Fio elétrico (1,3mm de diâmetro ou mais grosso)
  • Fonte de alimentação de 90V DC
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article