×
Loading ...

Como projetar um barco de fundo chato

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um barco de fundo chato é simplesmente isso: um barco com um fundo plano, com pelo menos dois lados e possivelmente um painel de popa. Barcos de fundo chato são menos difíceis de construir do que qualquer projeto Casco-V, porque não há muitas curvas ou contracurvas nele, o que significa que não há medidas extravagantes ou de corte (chamado de "carenagem"). Barcos de fundo chato têm outra grande vantagem: podem flutuar em águas mais rasas do que um Casco-V, o que os torna adequados para a pesca em águas rasas, e em lodaçais os "bonitões" Casco-V não podem chegar perto.

Instruções

Como projetar um barco de fundo chato (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

    Instruções

  1. Faça escolhas sobre o tamanho - comprimento e largura - antes de iniciar o processo de design. Lembre-se que a configuração de fundo chato do barco lhe permitirá começar a dar forma ao casco usando a forma do fundo como modelo. Isso também significa que você pode incluir facilmente materiais de flotação de espuma entre a parte inferior e de um deque distinto, se preferir.

    Loading...
  2. Faça alguma pesquisa. As pessoas vêm construindo barcos durante milhares de anos e cometeram todos os erros possíveis ao longo do caminho. A pesquisa irá guiá-lo em torno desses erros com técnicas comprovadas. Pesquise para não acabar fazendo bobagens; quando a técnica funciona e economiza tempo, dinheiro ou esforço, use-a.

  3. Escolha o material de construção para o barco. Seu barco, como a maioria dos barcos construídos em casa, provavelmente será feito de madeira, embora o alumínio pode ser soldado para fazer um ótimo barco, um barco de fundo chato especial, como o clássico barco jon.

  4. Selecione a fonte de alimentação com cuidado. Um barco de fundo chato é um casco de deslocamento; ele fica na água e é imerge, ao invés de flutuar de leve na superfície como o casco de um barco de velocidade. Isto significa que, se você usar um motor de popa como fonte de alimentação, ele terá que ser alinhado para manter a proa do barco firme quando estiver em movimento.

  5. Faça o seu projeto da maneira que funciona melhor para você. Desenhe um "projeto" convencional para que sua família possa ver no que estão se metendo, ou simplesmente faça anotações sobre as dimensões e faça uma lista de materiais, faça-a de tal forma que o construtor - você - possa trabalhar de forma eficiente. Use listas de verificação; como você trabalha do seu jeito no planejamento, sabe que certas coisas devem ser feitas antes que consiga pôr o barco pra funcionar. Se você preparar listas de verificação para manter o controle do progresso, será menos propenso esquecer os detalhes.

Loading...

Dicas

  • Projetar um barco pode - e deve - ser um assunto de família, como passeios de barco. Você não fará um iate luxuoso, mas quando todos contribuem, todos irão compartilhar a alegria de ter um barco. Mesmo que o seu barco tenha sido construído em casa, você ainda vai precisar de todos os utensílios de segurança, como coletes salva-vidas, rádio e equipamento de emergência, tal como se você comprasse um iate. Entre em contato com a capitânia dos portos para obter informações sobre os equipamentos de segurança necessários e recomendados.

O que você precisa

  • Livros de construção de barcos
  • Caneta ou lápis
  • Papel

Referências

Loading ...
Loading ...