×
Loading ...

Como projetar um chuveiro acessível para cadeirantes

Atualizado em 23 março, 2017

O chuveiro pode ser um difícil obstáculo para cadeirantes. O espaço dele precisa ser adaptado para que os cadeirantes possam usá-lo de forma independente. Estas adaptações não envolvem saídas maciças de estilo de um chuveiro normal. Considerações para a criação de um chuveiro para deficientes motores incluem espaço, dispositivos de assistência, como barras de mão e assentos do chuveiro, e as precauções de segurança.

Instruções

Os cadeirantes têm muitos obstáculos na vida (wheelchair access sign image by Gina Smith from Fotolia.com)
  1. Avalie o espaço disponível do chuveiro. O cadeirante precisa de espaço de manobra para entrar e sair do chuveiro, com espaço adicional para se afastar dele se o cadeirante quiser passar para o assento de banho.É uma boa ideia ter as portas do banheiro abrindo para fora, assim o cadeirante é capaz de fechar a porta atrás dele. Ao projetar um espaço adaptado para deficientes físicos, tente usar uma cadeira de rodas para simular as manobras que o cadeirante irá realizar dentro do local.

    Loading...
  2. Certifique-se de que o piso do chuveiro é plano e com boa drenagem. A drenagem precisa estar em pleno funcionamento para evitar um piso escorregadio para ambas as transferências de cadeira de rodas e para os outros usuários do chuveiro. Usar uma base de chuveiro elevada não é viável, uma vez que pode bloquear o acesso da cadeira de rodas. No entanto, uma pequena saliência contornando a entrada do chuveiro, sobre a qual uma cadeira de rodas possa ser facilmente manobrada, pode conter água. Se você projetar a área do chuveiro dentro de um "quarto molhado", então esta saliência não é necessária.

  3. Garanta que cadeirante tenha privacidade. Uma cortina, porta de correr, ou porta de abrir para fora deve ser incorporada ao projeto. Isso vai permitir que ele seja capaz de entrar no chuveiro e permanecer seguro e só, se desejado.

  4. Coloque todos os componentes do chuveiro ao alcance do cadeirante. Isto inclui o chuveiro, torneiras, controles de temperatura, e a bandeja de sabão. Todos esses componentes devem estar localizados em torno da altura que o cadeirante está sentado. Se desejar, pode colocar um chuveiro adicional mais alto para o uso de outras pessoas.

  5. Instale o assento do chuveiro. Assentos do chuveiro devem estar localizados a uma altura em que um usuário da cadeira de rodas possa facilmente se transferir para o assento e de volta cadeira de rodas. Você irá encontrar uma grande variedade de assentos de banheiro em lojas de varejo. Em espaços pequenos, é possível a utilização de bancos dobráveis.

  6. Instale as barras de segurança. Estas devem estar a uma altura que o usuário da cadeira de rodas possa se apoiar nelas em caso de quedas. Se possível, o posicionamento delas deve ser capaz de auxiliar o cadeirante na transferência de e para assento de chuveiro.

Loading...

Dicas

  • Incorpore espaço extra para manobrar a cadeira de rodas, assim evitando danos às paredes do chuveiro e utensílios quando a cadeira se movimentar.

Referências

Loading ...
Loading ...