Mais
×

Como projetar gabinetes de banheiro

Um gabinete de banheiro nada mais é do que uma bancada ou uma superfície que fica em cima de um armário. Mas, o design desse móvel incorpora todo um conjunto: a bancada, o armário propriamente dito, a pia, as torneiras, a área atrás das torneiras, o espelho (ou armário para remédios) e iluminação acima do gabinete. Todos esses elementos possuem uma íntima relação, uma vez que eles fazem parte do móvel. No design desse gabinete, primeiro considere a sua função. Em segundo lugar, o orçamento e, por último, a estética.

Instruções

É possível deixar seu banheiro com muito estilo, sabendo o que fazer e como mobiliá-lo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

    Projetando um gabinete de banheiro

  1. Meça o seu banheiro. No papel gráfico, desenhe-o com as dimensões exatas. Anote a localização de todas as tomadas elétricas e da torneira. Observe sua cômoda, banheira ou chuveiro.

  2. Redesenhe o espaço deixando de lado as luminárias atuais. Seu desenho deve ser totalmente vazio, com exceção de paredes e janelas (se a sua janela ainda permanecer no projeto final). Se você deseja mudar a sua porta ou a localização dela, anote essas mudanças. Redesenhe quaisquer luminárias que permanecerão ou que serão substituídas com a mesma localização.

  3. Se o armário permanecer no mesmo lugar, meça-o. Se você tiver uma pia de pedestal, meça da parede até o próximo móvel. Se esse móvel for uma cômoda, deixe 25 cm entre o armário e ela para uma maior folga. Isso dará a largura máxima do seu novo armário.

  4. Compare o tamanho do seu gabinete às suas necessidades. Se você deseja acrescentar uma segunda pia, a largura mínima do móvel deve ser de 1,50 m, sendo melhor uma de 1,80. Não entulhe a cômoda ou outro objeto de forma a abrir espaço para um gabinete maior, isso reduzirá a função e deixará o banheiro desagradável para o uso. Determine seu orçamento, calculando seus materiais de acabamento de preferência, mais a demolição, mudanças hidráulicas e elétricas, reparos na parede, na porta e mão de obra.

  5. Determine se o tamanho da pia é mais importante que o espaço da bancada. Alguns estilos de pia levam um espaço mais considerável que outros. No caso de pias duplas, deixe-as espaçadas de maneira equivalente. Para pia única, centralize-a por cima do encanamento ou para um dos lados, se a sua bancada tiver um espaço vazado para acomodar algum instrumento.

  6. No seu segundo esboço, desenhe o novo gabinete e pias. Marque a linha central onde cada uma ficará na bancada. Desenhe a perspectiva frontal do seu novo gabinete e esboce o posicionamento de espelhos, torneiras, iluminação, armários de remédios, suportes de toalhas e etc. Se o desenho ficar entulhado demais, a escala do seu espelho deve ser maior. Anote em seus novos rascunhos onde o encanamento e as tomadas elétricas devem ficar. Cada pia deve ter a sua própria tomada, se possível.

Dicas

  • Compre os materiais da melhor qualidade que você puder bancar, sem ir além do que é aceitável para uma casa com o seu orçamento. Um gabinete bem projetado com uma única pia é melhor que duas entulhadas. Os materiais da área atrás da torneira devem integrar o seu design

Aviso

  • As reformas geralmente expõem problemas escondidos, especialmente em banheiros (devido à umidade). Reserve 10% do seu orçamento para despesas inesperadas.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Papel gráfico e lápis
  • Template de um banheiro (para esboços)
  • Medidas dos tamanhos padrões de armários em potencial
  • Medidas padrões de pias em potencial
  • Medidas da iluminação, espelhos, armários de remédios e barras para toalhas.
  • Orçamento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article