Como projetar um jogo em ActionScript

Escrito por darrin koltow | Traduzido por randhal wendel
Como projetar um jogo em ActionScript

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Visage/Stockbyte/Getty Images

Projete um jogo em "ActionScript" escrevendo uma descrição detalhada, estudando exemplos de código de jogos existentes e pensando em termos de objetos enquanto projeta. "ActionScript" é uma linguagem orientada a objetos, o que significa que você projeta e programa pensando em termos do que são as propriedades, comportamentos e outras características de uma arma, ferramenta ou outro item no jogo. Comece com jogos simples, como questionários ou forcas. Um próximo passo lógico é programar jogos de tabuleiro, como xadrez ou damas.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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Instruções

  1. 1

    Escreva uma descrição detalhada do que deseja que o jogo faça e como deseja que seja o seu progresso. Inclua o objetivo do jogo, as características dos protagonistas e oponentes e as configurações do jogo.

  2. 2

    Escreva uma descrição detalhada da interface do jogo do usuário. Especificamente, responda perguntas como, por exemplo, como o jogador controla seu personagem, em que lugar da tela aparecerão as informações necessárias para jogar e os pontos de vida do personagem. Ao escrever, estude a classe de gráficos do ActionScript, que permite criar gráficos vetoriais, como retângulos, curvas de Bezier e outras formas. Veja a página da Adobe sobre os "Fundamentos do desenho API" para obter mais informações sobre as classes de gráficos do ActionScript (veja a seção Recursos).

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    Escreva em uma página separada uma especificação para todos os objetos do jogo, incluindo adereços, veículos e ferramentas. Escreva as respostas para essas e outras perguntas: Como são as ferramentas e armas, como elas funcionam e onde os jogadores do jogo encontrá-las, bem como os eventos que fazem uso de cada objeto. Leia a página Adobe's Working With Objects Web para uma visão geral de criação de objetos em ActionScript (consulte Recursos).

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    Baixe e leia exemplos de códigos do ActionScript de páginas, como a de exemplos da Adobe (consulte a seção "Recursos"). Reescreva listagens de programas em ActionScript para melhor compreendê-los. Exclua as declarações dos programas e observe o efeito ao serem executados.

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    Abra um editor ou processador de texto e digite as instruções para os arquivos de classe que contêm seu programa. A classe principal do jogo deve alcançar tanto a classe "MovieClip" quanto a "Sprite". Use o seguinte fragmento de código como guia: public class myGame extends MovieClip { } Releia os exemplos de código que você estudou para orientar a escrever suas próprias declarações. Escreva o seu programa em fases, começando com apenas as declarações que criam a interface de usuário, em seguida, escreva os códigos que implementa os objetos do jogo. Finalmente, digite as instruções implementando a lógica para o jogo. Salve seus arquivos com a extensão ".as" para que o Flash as reconheça.

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    Abra o Flash, clique no link "ActionScript 3.0" para criar um novo programa que use ActionScript. Clique no comando "Save" (Salvar) no menu "File" (Arquivo) e navegue para a pasta que contém seus arquivos ".as". Digite um nome na caixa de texto "Filename" (Nome do arquivo) e clique em "Save" (Salvar) para salvar o arquivo Flash. Clique na caixa de texto "Class" (Classe) no painel "Properties" (Propriedades) e, em seguida, digite o nome da classe principal do jogo para vincular o arquivo Flash ao jogo. Pressione as teclas "Ctrl" e "Enter" simultaneamente para executar.

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